Inicio Cultura Recordando: 40 anos sacerdotais assinaláveis no Santuário de Santa Quitéria

Recordando: 40 anos sacerdotais assinaláveis no Santuário de Santa Quitéria

Foi num domingo à tarde, já em finais de julho e nas proximidades da tradicional Peregrinação ao Monte de Santa Quitéria que a comunidade felgueirense teve oportunidade de presenciar as ordenações de jovens sacerdotes que se haviam formado nos Seminários de Felgueiras.

Tendo então a 27 de julho de 1980, acontecido solenemente a ordenação sacerdotal de quatro novos padres, da Ordem Vicentina, no Santuário de Santa Quitéria.

Havendo nesse domingo sabido da novidade através da homilia do Pároco de Rande, ao tempo, e satisfazendo a vontade de meu pai que logo me manifestou desejo de ir assistir a esse acontecimento, lá fui e estive ali, junto com os meus pais, emocionados como sempre, em tais ocasiões, a vivenciar tão rara ocorrência de tal nova vaga Presbíteros.

Entre os quais, no meio desses jovens que davam o sim a sua vocação religiosa, estava um jovem, mais tarde meu amigo, o Padre Albertino Gonçalves, que anos volvidos, foi Conselheiro Espiritual da Conferência Vicentina de Rande e Sernande quando fui presidente da mesma.

Assim como o Padre Agostinho Sousa, que quando Seminarista vinha a Rande ajudar o padre Joaquim Oliveira, ao tempo administrador local de cá, bem como seus pais e irmãos eram meus amigos de conhecimento de utentes do Centro de Saúde da Longra em que eu trabalhava e trabalhei durante muitíssimos anos. E claro os outros dois conhecia de vista, de os ver em suas andanças por Felgueiras.

Desse dia da Ordenação dos quatro novos Padres Vicentinos, da Congregação da Missão, foi por meu pai guardada a brochura alusiva e guião às cerimonias, (que à sua morte me deixou, entre diversas recordações). Da qual para aqui transponho algumas páginas, como ilustração.

PUB
PUB

Mais Populares

Imagens captadas pela leitora do Semanário de Felgueiras: Manuela Freitas

Conheça os melhores locais do concelho de Felgueiras, pela lente dos nossos leitores. Mosteiro de Pombeiro

Última hora: Incêndio no antigo Seminário de Pombeiro

O antigo Seminário de Pombeiro ficou destruído, por um incêndio, este sábado. O alerta foi dado por volta da meia noite.

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas

António Moura Guedes sócio-gerente da Triple Marfel

António Moura Guedes, tem 63 anos, é administrador da Triple Marfel e recebeu o Semanário de Felgueiras nas suas instalações para...

Felgueiras é o 2º concelho com mais incêndios rurais no país

O concelho de Felgueiras é o segundo com mais incêndios rurais, no país. Em primeiro lugar está o concelho de Paredes, apurou...