Pub

Quinta de Maderne
InícioFreguesiasJugueirosJugueiros contra possível aterro sanitário em Fafe

Jugueiros contra possível aterro sanitário em Fafe

Decorreu no dia 23 de maio uma Assembleia de Freguesia Extraordinária em Jugueiros, em que foi votada, institucional e unanimemente, uma Moção de Repúdio àquela possibilidade de localização do Aterro.

Na assembleia extraordinária apenas esteve presente o vereador do PSD, Vitor Vasconcelos, que nos adiantou que o assunto foi debatido na ultima reunião de câmara e que o presidente, Nuno Fonseca, apenas se limitou a classificá-lo como “chicana política”.

Vitor Vasconcelos considera que numa altura em que há um avultado financiamento para a valorização das margens do Bugio, Ferro e Vizela e se apostou na promoção das “Barrias” na BTL, é desejável que se dê a importância devida a este assunto que poderá prejudicar gravemente esses investimentos e a população de Jugueiros.

A 15 de maio, o PSD Felgueiras através de comunicado, manifestou-se frontalmente contra a construção do Aterro Sanitário no concelho de Fafe, que segundo os sociais democratas fica localizado a cerca de 100 metros do limite norte da freguesia de Jugueiros e terá um impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do território de Felgueiras, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos.

Também em comunicado à população, Hugo Pinto, presidente da junta de Jugueiros, refere que “não podemos entender e aceitar como é que um alegado estudo preconiza a construção de um aterro sanitário entre duas linhas de água e dois rios, o Ferro e o Vizela que, inevitavelmente afetarão as freguesias limítrofes de Jugueiros em particular as que se seguem no leito dos referidos rios – São Jorge Vizela, Vila Fria e Regilde”.

O autarca acrescenta ainda que “trata-se de uma questão de saúde pública e de protegermos o nosso património natural, os nossos rios. Não entendemos como a freguesia de Jugueiros tem vindo a investir numa cultura de recuperação, preservação e promoção do seu património natural, gerando potencialidade turística em torno da sua natureza e principalmente dos seus rios, o que sairá imensuravelmente prejudicado com instalação do aterro”.

No comunicado alertam “não esquecemos que a rede pública de água do concelho de Felgueiras se abastece na freguesia de Jugueiros, o que significa que a existir uma qualquer falha da condução dos lixiviados deste aterro ou contaminação dos solos, a saúde todos os felgueirenses pode ser imediatamente colocada em risco”.

O comunicado vem ainda solicitar que o presidente da Câmara de Felgueiras exija explicações e esclarecimentos à Câmara Municipal de Fafe e à Resinorte.

O nosso jornal solicitou esclarecimentos e explicações ao presidente do município de Fafe, Antero Barbosa e ao presidente do município de Felgueiras, Nuno Fonseca, mas não recebemos qualquer resposta.

Entretanto, no dia 18 de maio, a Câmara Municipal de Felgueiras emitiu um comunicado, referindo que “tomou conhecimento da notícia com surpresa e preocupação a respeito da “possível” intenção da Câmara Municipal de Fafe em construir um aterro sanitário na Freguesia contígua à Freguesia de Jugueiros”. E que “iniciamos todos os esforços necessários para aferir da veracidade da mesma e acautelar os interesses do nosso Município” refere o documento.

Está instalada a discussão e é uma preocupação real a instalação de um Aterro “às portas” de Jugueiros e de Felgueiras. Embora haja a necessidade de validade de um Estudo de Impacto Ambiental, há indícios de que o Município de Fafe pretende mesmo honrar o compromisso assumido na CIM do Ave de instalar aquela infraestrutura entre Armil, Cepães e Jugueiros, nas imediações do eixo rodoviário da A7.

Entretanto, em Jugueiros correm abaixo-assinados para que a população se insurja contra o aterro.

Já existe um Movimento Cívico de contestação e que tem “pressionado” as Juntas de Freguesia visadas a assumir posição.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas