A Banda de Música da Lixa celebra, este ano, o seu 218º aniversário, com um Concerto de Aniversário marcado para o dia 11 de outubro de 2025, às 21 horas, no Auditório da Casa da Cultura da Lixa, com entrada livre.
Fundada em 1807, a Banda de Música da Lixa é uma das mais antigas formações do género no norte do país, e tem desempenhado um papel relevante na vida cultural do concelho de Felgueiras. A sua origem remonta à Orquestra Privativa da Casa do Paço de Borba de Godim, tendo os seus músicos abrilhantado pela primeira vez as festividades locais a 29 de setembro de 1807.
Ao longo da sua história, a Banda esteve ligada a diversas instituições locais, designadamente aos Bombeiros Voluntários da Lixa, e por escritura pública em 1981 adquiriu a atual designação, consolidando-se como uma referência do movimento associativo e filarmónico local.
A Banda de Música da Lixa mantém a tradição musical há mais de dois séculos, sendo relevante para o enriquecimento da cultura popular felgueirense e para a formação de jovens músicos, através da sua Escola de Música.
O grupo tem tido um papel ativo em diversas iniciativas culturais, festas e romarias, mantendo-se atual e dinâmica, sob direção do maestro Emanuel Silva. Atualmente, é composta maioritariamente por jovens músicos, reforçando o legado intergeracional e a promoção da música filarmónica.