Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaGaleria Piso Dois com nova exposição "Metamorfose"

Galeria Piso Dois com nova exposição “Metamorfose”

Na passada sexta-feira foi inaugurada a exposição “Metamorfose” de Mariana de Castro na galeria Piso Dois na Escola Secundária de Felgueiras e estará patente até ao dia 29 de fevereiro de 2024, com curadoria de Pedro Tribuzi.

A exposição da artista plástica pretende mostrar o percurso que a artista tem vindo a desenvolver desde a faculdade de Belas Artes até aos dias de hoje.

Começa com os trabalhos da série, “Shapes and Faces”, que surgiu a partir de uma viagem ao passado, perscrutando formas de objectos, corpos, faces, expressões, espaços… Desta forma, pretendi mostrar que o uso de objectos reciclados não é apenas um expediente formal e decorativo, mas mais do que isso, existem neles um potencial físico e cognitivo. As imagens foram escolhidos de forma emocional e empírica, formando assim, uma espécie de ponte energética, entre mim e essas imagens, entre passado e presente. Passado cinza, presente fluo.

Seguindo uma linha temporal, surgiu a série “Chá Verde”, que abarca todas as experiências anteriores numa linguagem única.
Aqui a artista trabalha de forma discreta e serena, uma espécie de publicidade satírica, uma doce ironia que apimenta as mentes humanas, fazendo-as procurar várias realidades que se encontram dentro delas, no seu subconsciente.

São obras carregadas de símbolos e sentimentos auto- biográficos, com referências a histórias, fábulas e à própria história da humanidade, procurando a universalidade.

São os momentos de clímax de uma narrativa, em que o observador é sempre cúmplice, como se de uma imagem de um filme, em pausa, se tratasse.

A série “Chá Verde” Parte do contacto da natureza através da arte, contrastando a sexualidade da moda e dos media, numa espécie de um novo “Adão e Eva”. São obras elaboradas de uma forma muito precisa, detalhada e feminina.

Por fim, surge a série “Cosmos”, partindo destes pressupostos e englobando algumas destas intenções, os trabalhos mais recentes trazem um novo propósito.

São retratadas mulheres reais, algumas em que a identidade não é revelada, reforçando a ideia de universalidade e outros, como é o caso do retrato de Shaparak Shajarizadeh, e da actriz Sadaf Taherian , ambas iranianas refugiadas, por irem contra as políticas religiosas do seu país, que impõem às mulheres o uso do hijab, limitações no uso da roupa e na liberdade de acções. Em “Cosmos”, liberto a Mulher na relação consigo e com o Universo.

Conceitos como o contraste Ocidente-Oriente, Desigualdade de Género, Liberdade, Identidade e Universalidade estão, assim aqui representados.

A intenção da artista é apresentar a Mulher e o seu Universo, através de uma auto-representação, que engloba a cultura ocidental onde nasceu e vive, contrapondo e contrastando-a com a Natureza e com as imagens dos Media.

Por último, a intenção é elevar a Mulher a “estrela”, a símbolo criador e de poder, retirando-a das limitações impostas pelas sociedades e mentalidades misóginas do Mundo. Como diz a cantora brasileira Elza Soares: Deus é Mulher!”

Mariana de Castro nasceu no Porto em 1980. Fez formação em Artes Plásticas, no atelier de Pintura da Macedónia Feitas Pereira, artista plástica com formação em Pintura pela Royal College of Art, London.

Licenciada em Pintura pela FBAUP, foi bolseira do programa Erasmus, Atenas-Grécia (ASFA), terminando com 20 valores a Pintura. Fez o Mestrado em Pintura pela Wimbledon, College of Art, London, em 2009.

Desde 2003, que expõe regularmente, o seu trabalho, tanto a nível nacional, como internacionalmente. Recebeu vários prémios nacionais e internacionais.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas