Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaExposição de pintura "Os Marionetes e a Guerra" de Sá Pereira no...

Exposição de pintura “Os Marionetes e a Guerra” de Sá Pereira no Palácio do Raio, em Braga

O Palácio do Raio, em Braga, vai inaugurar amanhã, dia 14 de dezembro uma exposição de pintura da felgueirense Emília Sá Pereira intitulada ‘Os Marionetes e a Guerra’. A mostra pode ser vista até 13 de janeiro e a entrada é livre.

“Há sempre algo que marca a nossa vida e esta caminhada até ao fim.
Na minha infância, já lá vão muito anos, ouvia falar da guerra, das marcas da guerra e do medo da guerra. Hoje, vivo e revivo, com consciência o que não entendia o que era uma guerra.
Como é possível que o ser humano lute contra tudo e contra todos, pelos limites de uma fronteira, pela ambição de ser poderoso, matando inocentes, destruindo vidas e a paz, o maior valor da existência e da vida.
“A arte é contemplação e a natureza também tem alma”, pensava Rodin.
Há nesta guerra, mãos sem rosto que se interrogam e limpam lágrimas.
Passamos a ser seres anónimos manipulados e articulados como marionetas. Cordões que, ardilosamente nos condicionam a vida. O soldado que cumpre ordens. A bruxa que nos amaldiçoa. A religiosa que reza e o anjo que nos levará ao céu.
A história da nossa existência fica marcada pela expressão do nosso rosto, nos gestos e no nosso corpo.
Nas expressões da velhice, especialmente nas mulheres, está a bondade, o medo, a revolta, as lágrimas, a resignação e sempre a esperança.
A minha pintura imprime o sentir do que me rodeia. Do que passa para além do visível. O sofrimento dilacera-me a alma. A vida é um bem supremo que devemos respeitar e agradecer.
No fim da minha caminhada, valorizo o que me alimentou a alma e a capacidade de me solidarizar, de me revoltar e gritar bem alto: Parem com a guerra.
“No fim, fica o que vivemos, o que demos e uma alma que nos condenará ou salvará”.
Esta exposição é uma forma de expressar a vida, que o tempo foi marcando em mim.
“Quando todos os homens tiverem dado as mãos, não existirão mãos para segurar armas”. Ziggy Marley.” Emília Sá Pereira

Emília Sá Pereira, natural de Matosinhos, residiu e lecionou na Freguesia de Airães -Felgueiras, formada pela ESBAP – Escola Superior de Belas Artes do Porto, é Professora Aposentada com um vasto trabalho artístico e literário ao nível da Pintura, Escultura, Poesia, Crónica jornalística e temáticas históricas.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas