Pub

Quinta de Maderne
InícioOpinião30 Anos da Piscina Municipal de Felgueiras: Um Convite à Requalificação

30 Anos da Piscina Municipal de Felgueiras: Um Convite à Requalificação

As Piscinas Municipais de Felgueiras, que este ano comemoram 30 anos, são reconhecidas pelos atletas como um dos melhores tanques aquáticos de 25 metros a nível nacional, palco de grandes competições, mas sobretudo – e com muito orgulho nosso – berço de campeões.

Infelizmente, ao longo dos anos, a falta de investimento da Câmara Municipal tem prejudicado a manutenção adequada destas instalações, afetando atletas e utentes das aulas municipais.

As piscinas de Felgueiras têm revelado vários talentos, produzindo campeões renomados na Natação Pura, Artística e Polo Aquático. No entanto, apesar do meu fascínio particular pela natação, a relevância das Piscinas Municipais vai muito além do desporto federado, sendo frequentadas por pessoas de todas as faixas etárias e estratos sociais, sendo por iso, uma infraestrutura vital para a comunidade.

Mas apesar da sua importância, as Piscinas Municipais têm sido alvo de total falta de investimento ao longo dos anos. A manutenção é insuficiente, por vezes até mesmo inexistente, o que a tem deixado num estado de degradação cada vez mais evidente.
Ora, isto reflete-se de várias formas, mas para que o leitor consiga compreender melhor, deixo 6 exemplos:

  1. em dias de chuva, chega mesmo a chover dentro da piscina;
  2. existe ferrugem a cair constantemente do teto que acaba por ficar depositada no fundo da piscina – sei que parece mentira, mas é mesmo verdade;
  3. a temperatura ambiente da piscina, no inverno, é muito abaixo do considerado aceitável, o que leva, por vezes, professores a darem aulas agasalhados com casacos e camisolas de modo a conseguirem suportar o frio;
  4. o ginásio é o mesmo que foi construído há 30 anos, com as mesmas máquinas, encontrando-se por isso, naturalmente obsoleto;
  5. o campo de squash passa mais tempo encerrado ao público do que o seu contrário;
  6. há portas que apresentam um estado de degradação tal, que já nem servem o seu propósito.
    A situação descrita acaba por prejudicar utentes, atletas, professores, treinadores e até mesmo os pais que muitas vezes assistem às aulas e treinos dos filhos.
    Parece-me inconcebível que um clube como o FOCA, que tanto orgulho traz aos felgueirenses, tenha que se sujeitar a treinar nestas condições adversas. Mas sobretudo, é inadmissível que os utentes da principal piscina de Felgueiras sejam sujeitos a estas condições para poderem fazer algo tão simples quanto praticar exercício físico.
    A negligência do executivo da Câmara Municipal de Felgueiras em relação às Piscinas Municipais é uma afronta aos felgueirenses e ao legado de tantos campeões que surgiram nestas águas. As piscinas são um tesouro local e devem ser tratadas com o respeito e a devida importância que merecem.
    Tratando-se de uma infraestrutura vital para Felgueiras, é também vital que se aproveite a comemoração dos seus 30 anos, como estímulo adicional para a sua requalificação. É hora de agir em prol da Piscina Municipal de Felgueiras e dos seus utentes!
    É hora de exigir mais do Executivo Municipal!
    PS: o objetivo deste artigo não é o de fazer qualquer ataque político, mas sim alertar e incentivar a que o Executivo Municipal decida, finalmente, requalificar as Piscinas Municipais de Felgueiras.

João Lourenço

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas