Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesAdquirir um meio de transporte para os utentes da USF da Lixa...

Adquirir um meio de transporte para os utentes da USF da Lixa é um dos objetivos da Liga dos Amigos da USF Hygeia

Adquirir um meio de transporte para os utentes da USF da Lixa é um dos objetivos da Liga dos Amigos da USF Hygeia, que foi apresentada ao público e visa assegurar os direitos dos 14 mil utentes.

Na segunda-feira, dia 13 de junho, foi apresentada publicamente a Liga dos Amigos da USF Hygeia da Lixa, nas antigas escolas primárias de Vila Cova da Lixa, a sua sede provisória.

A liga foi criada para dar suporte e promover eficiência aos cerca de 14 mil utentes da unidade de Saúde Familiar Hygeia da Lixa e Serrinha, que provem de várias freguesias de Amarante.

Na cerimónia esteve presente a vereadora da Câmara de Felgueiras com o pelouro da saúde, Rosa Pinto, o Presidente da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, José Antonio Guimarães, a diretora de enfermagem Benvinda Ribeiro, representante do ACES Tâmega e Sousa, e Carlos Lúcio Magalhães, presidente da Assembleia Geral da Liga.

Nas palavras da presidente da Liga, Emília Ribeiro, destacou-se que o objetivo principal é “defender os interesses da USF mediante a dinamização de ações de apoio às famílias”.

Emília Ribeiro referiu que pretendem, entre outras coisas, contratar um colaborador para acompanhar os utentes, adquirir uma carrinha, atendendo a que se vive num concelho onde a rede viária não dá respostas às necessidades da população que vive mais distante dos centros, o que dificulta o acesso à saúde. Com esse meio de transporte podem ajudar utentes na sua deslocação às consultas e/ou exames médicos.

Criar uma bolsa de voluntários para jovens e adultos, parcerias com instituições de ensino (creches, jardins de infância, centros de estudo) e condições para que os profissionais tenham acesso a formação com regularidade, são outras metas a que a Liga se propõe, revela Emília Ribeiro.

Um outro objetivo passa pela construção de um banco de equipamentos de apoio à locomoção, camas articuladas, artigos ortopédicos, conforto e higiene.
Acabou por reforçar que o contato com outras entidades locais e regionais são importantes para o sucesso da Liga.

Carlos Lúcio Ribeiro de Magalhães, considerou que é importante a criação de mais uma associação, sublinhando o relevante papel do associativismo no concelho.
A Vereadora e o Presidente da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim mostraram-se colaborantes com o trabalho de proximidade a desenvolver pela liga e aplaudiram a sua criação.

A vereadora informou ainda, estimam que as obras de ampliação da USF da Lixa estejam concluídas no próximo mês e que os atrasos são justificados pela necessidade que houve de se fazerem intervenções ao nível da estrutura do edifício.

A Enfermeira Benvinda Ribeiro, em representação do ACES Tâmega Sousa, referiu que a entidade que representa está disponível para colaborar e referiu alguns aspetos das novas políticas de saúde.

Já Emília Ribeiro tinha colocado algumas questões relacionadas com as mudanças estruturais ao nível da saúde, e referiu não se saber ao certo onde acaba a intervenção do ministério da saúde e inicia a intervenção do poder local, nomeadamente da autarquia.
“Estamos expectantes, até porque não sabemos que implicação poderá trazer para a organização e funcionamento da nossa unidade de saúde e de todos os utentes em particular” refere a presidente desta nova associação.

Na direção da Liga fazem parte, para além de Emília Ribeiro, Ana Rita Cardoso, Joana Guimarães, Célia Teixeira e Óscar Meireles da Cunha. E na Assembleia Geral, Carlos Lúcio Magalhães, Francisco Rodrigues, Diana Ribeiro, Luís Pinheiro e Cristina Queiros.


Toda a informação na edição em papel do SF Jornal.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas