Pub

Quinta de Maderne
InícioPolíticaRui Rio e Manuel Moreira vão estar presentes na sessão organizada pelo...

Rui Rio e Manuel Moreira vão estar presentes na sessão organizada pelo núcleo da Jsd Lixa que vai comemorar a elevação da Lixa a cidade

O Núcleo da JSD Lixa organiza, no próximo dia 10 de junho, sábado, pelas 15h, uma sessão intitulada “Lixa: Os rostos de uma cidade”.

Com a aproximação das comemorações da elevação da Lixa à categoria de Cidade, o Núcleo da JSD Lixa organiza uma sessão intitulada “Lixa: Os rostos de uma cidade” com o objetivo de homenagear as pessoas que tiveram um papel mais ativo na época.

“Enquanto membros da sociedade civil e porque a política tem memória e história, a juventude partidária celebra este momento com uma cerimónia de homenagem no dia 10 de junho, na Casa da Cultura da Lixa, onde será abordado o processo de elevação à categoria de cidade, numa partilha entre gerações que certamente será inesquecível” refere o núcleo da Juventude Social Democrata (JSD) da Cidade da Lixa em nota de imprensa enviada à redação do SF jornal.

A iniciativa contará com a presença de Rui Rio, ex-presidente do PSD, Manuel Moreira, ex-presidente da Câmara do Marco de Canavezes e das pessoas da ApromoLixa que tiveram um papel fundamental em todo este processo.

Recorde-se que em 21 de junho de 1995, um grupo de lixenses, composto por dirigentes da Apromolixa – Associação para a Promoção da Lixa e autarcas das freguesias da então Vila da Lixa, rumou bem cedo a Lisboa para assistir na Assembleia da República à votação da elevação da Lixa a cidade. Pouco antes do meio dia, Barbosa de Melo, presidente da Assembleia da República, anunciava o que os promotores do projeto ansiavam há anos: a elevação da Lixa a cidade.

Entre a comitiva lixense estava Carlos Coelho, o célebre cronista da cidade que não conteve as lágrimas nas bancadas do Hemiciclo. O projecto de lei 411/VI, cujo primeiro subscritor foi Rui Rio, tinha começado a ser desenhado anos antes e manteve-se em segredo muitos meses. Os dirigentes da Apromolixa e os presidentes das Juntas de Freguesia de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Santão, mantiveram vários contactos com o deputado eleito pelo círculo eleitoral do Porto para que patrocinasse o “sonho”. Rui Rio foi apresentado aos homens da Lixa por José Lachado, na época, autarca social-democrata no Porto, com ligações familiares à Lixa.

Além de Rio, José Puig, Acácio Roque, Luís Geraldes e Joaquim Vilela Araújo, assinaram o projeto admitido em 12 de maio de 1994 e votado a 21 de junho de 1995, tendo sido aprovado por unanimidade.

Ainda segundo a nota de imprensa, o núcleo da JSD da Cidade da Lixa assume o propósito de enaltecer uma cidade repleta de história, respeitando e honrando quem sempre defendeu os seus valores e tradições.

Fundado no passado dia 18 de abril de 2021, este núcleo é, atualmente, constituído por uma equipa multidisciplinar de 20 jovens que procuram dinamizar a sua cidade e ser voz ativa pelo presente e pelo futuro da Lixa e dos jovens Lixenses.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas