Pub

Quinta de Maderne
InícioCultura"Os sons que saltam dos livros" vai acontecer na Escola Dr. Machado...

“Os sons que saltam dos livros” vai acontecer na Escola Dr. Machado de Matos

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos tem agendado para o dia 20 de maio, com inicio às 9h, a formação “Os sons que saltam dos livros” no auditório da escola sede.

Ao longo deste ano letivo, Daniela Magalhães, a terapeuta da fala do agrupamento Dr. Machado de Matos, no âmbito da medida 3 do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) que o agrupamento viu aprovada, desenvolveu, para além das dinâmicas de Estimulação Fonológica no pré-escolar e 1º ano, iniciativas que potenciam o sucesso escolar.

“O agrupamento Dr. Machado de Matos é o único do concelho que tem Terapeuta da Fala e que implementa um sistema onomatopeias, esquemas visuais e gestos na abordagem aos fonemas da língua, o que é uma mais-valia a partilha da experiência e conhecimento”, refere Daniela Magalhães ao SF.

Para o efeito, foram dinamizadas ações de formação orientadas pela terapeuta e em parceria com a Biblioteca escolar e a Educação Pré -escolar, no auditório da escola sede, divididas em dois momentos distintos.

Formação no Auditório da escola do agrupamento Dr. Machado de Matos

A primeira “Que contam as histórias”, decorreu no dia 11 de março. O auditório da escola encheu-se de mães, educadoras, professoras, terapeutas da fala e psicólogas, para uma manhã recheada de histórias e reflexões sobre como ser um melhor contador de histórias, houve partilha de sugestões de livros, tipos de livros, estratégias e possibilidades para contar histórias de forma cativante e envolvente.

Em conversa com o nosso jornal a terapeuta do agrupamento, contou que “o encontro permitiu conversar sobre livros e o seu impacto no Desenvolvimento da Linguagem das crianças. A literacia é a base das aprendizagens escolares e capacitar diferentes intervenientes da comunidade com estratégias que facilitam a aprendizagem da leitura e da escrita e o interesse pelos livros é, sem dúvida, um medida de promoção do sucesso escolar”.

No dia 20 de maio, decorre um segundo encontro aberto para a comunidade educativa com o título “Os sons que saltam dos livros”, em que serão apresentadas propostas de trabalho de promoção de competências fonológicas, através dos livros.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade escolar. A inscrição é obrigatória.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas