O município de Felgueiras voltou a receber o Campeonato Nacional de Semi-Rápidas de Xadrez, no dia 19 de novembro, entre as 10h00 e as 19h00.
A competição é individual e teve lugar na Escola Secundária de Felgueiras.“A participação está reservada a xadrezistas filiados, sendo a inscrição nestes Campeonatos Nacionais efetuada pelos clubes através da plataforma federativa, estando os clubes de Felgueiras e seus xadrezistas isentos das taxas de inscrição”, explicou o município em publicação.
Estas iniciativas pretendem consolidar o “papel do município como o centro de toda a dinâmica xadrezística na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa” e está, ainda, inserido“na estratégia municipal de divulgação e implementação da prática do Xadrez”.
O tetracampeão nacional absoluto André Sousa conquistou mais um título para a carreira, ao sagrar-se campeão de semi-rápidas da época 2022/2023. O mestre internacional do Vitória SC chegou ao fim do torneio empatado em pontos (7,5) com o mestre FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo), mas beneficiou de um melhor desempate para arrecadar um título que lhe faltava.
Evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Felgueiras e da Escola Secundária de Felgueiras.
Elsa Ferreira