Pub

Quinta de Maderne
InícioPolíticaDeputado Pedro Melo Lopes subscreve requerimento para nova VMER na região

Deputado Pedro Melo Lopes subscreve requerimento para nova VMER na região

O PSD apresentou, na Assembleia da República, um requerimento a defender a aquisição de uma viatura de emergência médica e reanimação (VMER) para a região Tâmega e Sousa. Entre os deputados subscritores está o felgueirense Pedro Melo Lopes.

Ricardo Baptista Leite e Rui Cristina também subscrevem o requerimento enviado a Marta Temido.

No documento, os sociais-democratas afirmam que está em causa a efetiva capacidade de resposta desta viatura às necessidades da população local, adiantando que esta VMER “serve uma população maior do que a média nacional”. 

A VMER foi acionada 2.546 vezes, o que representa uma média diária de seis saídas.

Viatura de Emergência e Reanimação

“Tal atividade tem-se demonstrado insuficiente para servir a área de intervenção do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que engloba 12 concelhos – Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva, Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Celorico de Basto, Cinfães e Resende – cobrindo uma área geográfica que ronda os 2 mil km2, de cartografia, muitas vezes, acidentada e acessos irregulares por estradas nacionais e municipais”, argumentam os subscritores.

Segundo o PSD, o próprio ex-diretor do Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo e médico de emergência médica há vários anos, afirma que “uma nova VMER é fundamental para salvar vidas. Fará a diferença sobretudo nos concelhos mais distantes, sobretudo numa zona com população jovem e muitas urgências pediátricas e em que há muitos casos de AVC e enfarte, patologias que implicam uma ação rápida.” 

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas