Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaConcerto no Mosteiro de Pombeiro este domingo

Concerto no Mosteiro de Pombeiro este domingo

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, acolhe no domingo, 10, pelas 18h30, o primeiro dos quatro concertos do ciclo dedicado ao Requiem de Mozart.

Com mais de 120 artistas em palco, entre músicos e cantores, o espetáculo conta com a participação da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, do Coro Audivi Vocem, do Vocal Art Ensemble e dos solistas Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo. A direção coral é da responsabilidade de Sílvio Cortez e Hélder Bento, e a direção artística de Carlos Silva.

Com entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço, este concerto encerra também a edição de 2022 do Festival do Pão de Ló, organizado pela autarquia felgueirense.

O Requiem, a última obra inacabada de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), está envolta num ambiente que nos conduz para o mistério, num processo construtivo de sequência artística e estética. Iniciada em 1791, numa fase de fragilidade física do compositor, podemos considerar esta criação como um derradeiro sopro musical descrito na partitura no seu leito de morte, sendo concluída pelo seu amigo e discípulo Franz Sussmayr (1766-1803).

Numa transcrição para banda de Jorge Campos, que se reveste dos timbres das várias famílias dos sopros, madeiras e metais, salvaguardando os timbales, coro e solistas da partitura original, a Rota do Românico propõe-lhe um ícone da história da música ocidental, desafiando-o, assim, a descobrir diferentes formas de fazer sentir.

Estes concertos, promovidos pela Rota do Românico, enquadram-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas