PUB
InícioFelgueiras ao minutoAgência bancária mais antiga da Lixa poderá encerrar e os clientes estão...

Agência bancária mais antiga da Lixa poderá encerrar e os clientes estão indignados

A mais antiga agência bancária da Lixa poderá encerrar no final deste mês.

O BPI, instalado no centro da cidade, prepara-se para encerrar e forçar milhares de clientes a ter de se deslocar a Felgueiras ou a Amarante para resolver qualquer assunto com a instituição bancária. Alguns clientes já foram oficiosamente avisados da decisão.

A notícia tem circulado nos últimos dias na Lixa e está já a correr um abaixo-assinado, junto da população, contra o encerramento do balcão. Os clientes estão indignados com esta decisão da administração do banco agora nas mãos dos espanhóis de La Caixa.

O BPI, antigo Banco Fonsecas & Burnay, está na Lixa há 42 anos. Captou muitos clientes da Lixa e de outras freguesias limítrofes de concelhos vizinhos, como Freixo de Cima, Figueiró, Santa Cristina e Mancelos.

Banco Fonseca & Burnay, o primeiro banco a abrir na Lixa, há 42 anos.

Além de ter uma boa carteira de clientes, muitos empresariais, regista-se que há uma boa parte deles que são pessoas idosas, com conta aberta há muitos anos, e que agora terão de se deslocar ou à sede do concelho ou a Amarante para tratar de qualquer assunto.

A comunidade emigrante que tem conta naquele banco será apanhada de surpresa com o encerramento do balcão.

Com o fecho do balcão do BPI, a Lixa ficará apenas com três bancos: Caixa Agrícola, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco. Nas proximidades, no Alto da Lixa, mas em área do concelho de Amarante, está instalado o Santander.

Há rumores que indicam que a CGD também poderá estar de saída da Lixa, nos próximos meses.

Na Lixa, fala-se na perda de serviços, de centralidade e influência. Nos últimos anos, a cidade perdeu o Serviço de Finanças, a Segurança Social funciona num horário reduzido, os CTT perderam o Centro de Distribuição, e ainda recentemente um outro banco, o Millennium BCP, fechou o balcão na Rua das Vitórias, a escassos metros do BPI que agora também se prepara para encerrar.

PUB
PUB
PUB
PUB

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas