Pub

Quinta de Maderne
InícioEstá acontecerNasceu mais um movimento cívico contra a exploração de lítio no Seixoso

Nasceu mais um movimento cívico contra a exploração de lítio no Seixoso

Seixoso-Vieiros Contra a Mineração (SVCM) é o nome do novo movimento contra a prospeção de lítio naquela zona do concelho.

Apresenta-se como um movimento “nascido da vontade e união popular, que posiciona a sua luta ao lado da população e pretende atuar de forma incisiva junto das instituições e dos tribunais, fundamentando a sua atuação no direito à Liberdade, ao Ambiente e Qualidade de Vida e no direito de resistência.”, avança em comunicado.

O SVCM é constituído por elementos dos seis concelhos que partilham uma área com cerca de 145 km quadrados, na qual o governo pretende avançar com a prospeção e mineração de lítio. Esta área abrange os concelhos de Amarante, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Guimarães e Mondim de Basto. O movimento ”é caracterizado pela sua raiz apartidária e a sua natureza intermunicipal”, garantem os seus elementos.

“As nossas maiores preocupações são que a voz da população se faça ouvir e que a Constituição da República Portuguesa seja devidamente cumprida. Colocando o peso decisório do lado da população, não aceitamos que, numa ponderação de todos os factos, a economia prevaleça sobre a Vida e a Natureza. Que as necessidades de hoje comprometam irremediavelmente o futuro e a sustentabilidade desta região”, sublinham.

O grupo pretende atuar na defesa dos interesses da população. “Acreditamos que este processo decisório, tomado sem acautelar os interesses dos cidadãos é atentatório da liberdade de autodeterminação e de escolha. Acreditamos que a realização da prospeção terá como consequência a exploração mineira, comprometendo de forma irremediável não apenas o ambiente, mas também a saúde pública e qualidade de vida da população, sacrificando também o seu desenvolvimento económico em sectores que têm verificado um enorme crescimento e são aceites e acarinhados pela população, nomeadamente o turismo e a agricultura”, explicam.

Promete ainda “de um modo rigoroso e assertivo, junto de todas as instituições: Presidência da República, Governo Central, Câmara Municipais, Juntas de Freguesia, Procuradoria-Geral da República e todas as que forem necessárias, defendendo os interesses das pessoas. Comprometemo-nos com o desígnio de informar a população e organizar a luta na defesa dos seus interesses, usando todas as ferramentas consagradas na lei, nomeadamente na lei fundamental – A constituição da República Portuguesa”

A primeira ação está marcada para amanhã, pelas 10 horas, com a receção do movimento na Câmara Municipal de Felgueiras, pelo presidente Nuno Fonseca e a vereadora Rosa Maria Pinto.

Recorde-se que já existem dois movimentos contra a prospeção do lítio no Seixoso. À luta junta-se agora o SVCM.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas