As obras de requalificação na área envolvente ao Santuário de Santa Quitéria prosseguem, informou fonte da autarquia. Um investimento de 750 mil euros que tem como objetivo “ser uma alavanca para a dinâmica do turismo no concelho e para o desenvolvimento da economia local”.
Atualmente as obras estão a decorrer nas vias, na plataforma e nos canteiros laterais. “Serão realizadas obras de beneficiação das instalações sanitárias e do arranjo paisagístico do terreno localizado na parte Sul/Poente da Alameda, entre esta e a Rua Pont S. Maxence”.
A autarquia explicou que o objetivo é criar condições “para a realização de refeições informais ao ar livre” usufruindo da paisagem.
“A melhoria da comodidade e segurança é outro objetivo”, deram nota.
A intervenção contempla também a introdução de iluminação led reforçada, a construção de pavimentos pedonais confortáveis, assim como as faixas pitonadas e estriadas, como elementos de tato adaptados a invisuais.
A área total de intervenção é de 27.180,00 m2, sendo 14.100,00 m2 respeitante à parte da Alameda Central e 13.080,00 m2 à requalificação da parte Sul / Poente da mesma.
Refira-se que o projeto é cofinanciado no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Recorde-se que a autarquia já tinha anunciado este investimento, em fevereiro, ou seja há cinco meses atrás, tendo agora anunciado que o processo está em andamento.
Teleférico é uma promessa de Nuno Fonseca
O Presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, ambiciona a criação de um teleférico entre o Monte de Santa Quitéria e as Portas da Cidade. O desejo foi apresentado, em reunião do executivo, que se focou na Revisão do Plano Diretor Municipal, na qual o autarca falou de alguns investimentos para o futuro.
Este poderá ser o projeto seguinte naquele local.