A Escola Básica e Secundária de Airães voltou a receber “Bandeira Verde”. Desde 2007/2008 que esta instituição é uma ‘Eco-Escolas’.
O Programa ‘Eco-escolas’ é um projeto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia, Fundação para a Educação Ambiental
“Pela décima primeira vez que lhe é atribuído o galardão Bandeira Verde. Congratulamo-nos, uma vez mais, pela atribuição deste galardão, na promoção de valores e comportamentos ambientalmente responsáveis”, deu nota a Junta de Freguesia.
O programa, destina-se sobretudo às escolas do ensino básico, mas também ao ensino pré-escolar e universidades.
“Pretende reconhecer e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade”.
O Programa ‘Eco-Escola’ foi implementado em Portugal desde 1996/1997.
Para receber a Bandeira Verde a Escola deve realizar atividades no âmbito dos temas-base – água, resíduos e energia- e de pelo menos um dos temas: agricultura biológica, mar, mobilidade sustentável, alimentação saudável e sustentável.
O plano de ação é estipulado por cada escola e deve ter em conta a Agenda de prioridades de intervenção decidida pelo Conselho ‘Eco-Escolas’.
A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:
- Conselho Eco-Escolas,
- Auditoria Ambiental,
- Plano de Ação,
- Trabalho Curricular,
- Monitorização e Avaliação,
- Envolvimento da Comunidade
- Eco-Código.