Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaJornada evocativa sobre “Francisco Sarmento Pimentel e a Casa da Torre”

Jornada evocativa sobre “Francisco Sarmento Pimentel e a Casa da Torre”

Ocorreu no passado domingo uma iniciativa, ao género de manhã cultural, a homenagear o ilustre felgueirense Francisco Sarmento Pimentel, famoso aviador pioneiro, no âmbito memorativo de 125 anos de seu nascimento e dos 90 anos da 1ª Viagem Aérea de Portugal à Índia. Realização levada a cabo através de uma exposição dedicada ao autor dessa pioneira travessia, nascido na casa da Torre, na freguesia de Rande, na qual teve seguimento essa jornada concretizada pela Câmara Municipal de Felgueiras.

Francisco Sarmento Pimentel e a Casa da Torre

Dando início ao denominado projeto “Felgueiras On Tour”, destinado a realizar-se aos domingos de manhã, de modo a promover o património cultural felgueirense. Então a atividade teve ponto de partida por meio de homenagem ilustrativa, sendo aberta na Biblioteca Municipal uma exposição pública dedicada a evocar o heroico conterrâneo em apreço. Tendo sido aí proporcionada aos presentes uma visita à exposição, cuja mostra, intitulada “Francisco Sarmento Pimentel (1895-1988): Um pioneiro da aviação em Portugal e um opositor ao Estado Novo”, fica patente na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras até ao dia 31 de maio. Exposição esta que dá a (re)conhecer melhor o homenageado, por meio de diversificada documentação e diversas fotografias originais, mais exemplares autógrafos, entre versos seus também, como um dedicado a Felgueiras, mais documentos próprios e ainda livros com referências alusivas. 

A exposição, com a presença de entidades oficiais, mais familiares do homenageado, foi aberta oficialmente com boas vindas dadas pela Drª Ana Medeiros, Vereadora da Cultura, e apresentação do acervo exposto pela Drª Manuela Melo, Curadora da mostra, sob supervisão da Arq.ª Carla Vilas-Boas Carvalho, Chefe de Divisão da Cultura e apoio de pessoal dos serviços respetivos da instituição. Seguindo-se uma visita à Casa da Torre, do berço natal de Francisco Sarmento Pimentel, de portas abertas pelos anfitriões, proprietários atuais do solar e irmãos descendentes da linhagem da casa armoriada de fidalgas tradições. Na qual o arqueólogo Dr. José Ribeiro e a Dr.ª Teresa Sarmento Pimentel em tom coloquial falaram sobre a evolução arquitetónica da Casa da Torre. E o Dr. João Pedro Sarmento Pimentel desenvolveu tema relacionado com o motivo do encontro ali proporcionado. Em torno da figura do homenageado e da história da casa que tem gravado o nome de Francisco Sarmento Pimentel. Tudo de harmonia ao ambiente ali vivido, perante significativo número de pessoas interessadas pela memória concelhia.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas