Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoFelgueirenses participam na 1ª Prova do Campeonato de 'Slots'

Felgueirenses participam na 1ª Prova do Campeonato de ‘Slots’

A primeira prova do Campeonato de Clássicos 1/24 vai decorrer próximo dia 8 de Maio, na pista das antigas instalações da Fábrica ASA, em Guimarães, com a presença de competidores felgueirenses. José Mário Sousa, Rui Sousa e Jorge Sousa vão mostrar os seus dotes nesta modalidade com longa tradição em Felgueiras. Os “slot cars” são réplicas de carros de velocidade famosos, que apesar de serem miniaturas são cópias fieis construídas com grande preciosismo.

O gosto pelos “slot cars” já vem de longe. “É um hobby e uma modalidade com longa tradição em Felgueiras. Nos primórdios da modalidade houve alguns pilotos, ainda nos anos 70, das famílias Lickfold, Albuquerque Carvalho e Sousa da Pensão Albano, que iam correr à antiga pista do Meta Clube em Guimarães”, explicou Rui Sousa.

“Depois, já nos anos 80, o Avelino Pimenta convenceu-me a construir uma pista de madeira com 4 calhas e 30 metros na cave de casa dos meus pais na Longra. Toda uma geração passou por lá, e, por lá, se fizeram grandes corridas de carrinhos. Com uma interrupção de uma década, a modalidade regressou como Slot Car Vale do Sousa, primeiro com instalações em Lousada e depois na Longra. Nessa altura, esse clube Felgueirense, tornou-se na “Meca” da técnica nacional, onde eram disputadas as melhores corridas, atraindo pilotos de todo o país e do estrangeiro”, acrescentou.

Este fim-de-semana, o arranque do campeonato está a entusiasmar os aficionados. “O novo campeonato de Slot vai arrancar, virada a página do último desconfinamento, e está a ultrapassar todas as expectativas. Atraiu até à data 120 pilotos a nível nacional interessados em participar, que contará com a presença do campeão europeu Sebastian Nockemann”.

De referir que este evento está a ter muita notoriedade e até foi capa da edição de maio da conhecida revista inglesa, Slot Magazine.”As grandes marcas de peças da modalidade irão patrocinar os troféus, como a alemã JensScale Racing”, confessa o felgueirense, entusiasta da modalidade.

Presentes vão estar carros Clássicos, à escala 1/24, que replicam as grandes máquinas do passado. Algumas réplicas foram desenvolvidas por Rui Sousa, nomeadamente “os automóveis de corrida portugueses, como os Lola BIP de Carlos Gaspar e Carlos Santos, o Porsche Carrera 6 do Américo Nunes, o Porsche 917K do Nicha Cabral, o Lotus 47 do Ernesto Neves, etc. Acabei por ter de fazer cerca de 50 carros todos eles réplicas pormenorizadas de automóveis de competição que correram nas míticas corridas de Vila Real, Vila do Conde e Autódromo do Estoril nos finais dos anos 60 e princípios dos anos 70”, terminou.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas