Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoNúcleo Barrosas Amador: "O nosso foco é a formação"

Núcleo Barrosas Amador: “O nosso foco é a formação”

O Núcleo Barrosas Amador, fundado há sete anos, tem 75 atletas nas suas fileiras e alguns projetos para concretizar de forma sustentada. Criado com o objetivo de proporcionar a prática de atletismo a crianças, jovens e adultos, assume-se como uma escola de virtudes, onde a união faz a força e o ambiente saudável seja um fator que atraia.

Esta é a visão partilhada por José Nunes e Bruno Ferreira, vice-presidente e tesoureiro do NBA, respetivamente. Em entrevista ao SF, os dois dirigentes não têm dúvidas que o clube, fundado em 2014 pela vontade de um grupo de pessoas interessadas em fomentar a prática de atletismo na Vila de Barrosas, é um exemplo de como é possível criar uma dinâmica acolhedora que se revele determinante para proporcionar aos jovens um estilo de vida saudável, competindo sem a pressão de obter resultados.

“O espírito implementado no clube cativa os atletas e o ambiente são determinantes para a adesão dos jovens. Isto porque conseguimos criar um espírito de grupo forte. Aqui, todos são tratados de forma igual. Para nós, é tão importante o que chega em primeiro como o que corta a meta em último. Competir, praticar desporto, criar amizades e ter respeito é o mais importante”, explica Bruno Ferreira. Na gestão das ambições, do espírito competitivo e do prazer de correr, José Neves afirma que há uma espécie de código de conduta que é seguido à risca por todos. “Digo-lhes, muitas vezes, que eles se divirtam, porque o atletismo para a maioria está apenas a começar. Comecem a corrida e acabem. Façam o vosso trabalho, com prazer. O importante é divertirem-se. Se ganharem ou não ganharem têm o mesmo apoio da nossa parte. Devem ter amizade uns pelos outros, entreajuda, sem rivalidades, nem ninguém se deve sentir superior”, refere.

Não há mensalidades

A maioria dos atletas do NBA são do concelho de Felgueiras e a formação é o objetivo primordial. O clube não cobra nenhuma mensalidade aos atletas. “O nosso foco é, sem dúvida, a formação, sem fechar as portas a atletas mais velhos. Temos todos os escalões, desde os Benjamins aos Veteranos. Aqui todos competem, sem que haja qualquer custo”.  

A oferta para a prática de desporto em Barrosas é limitada, sobretudo para as crianças do sexo feminino, daí que com o NBA, surgiram oportunidades para os mais novos que agradaram aos encarregados de educação. “Só havia futebol masculino. Era pouco, mas com o NBA as oportunidades abriram-se a mais crianças e jovens, o que é positivo e agradou aos pais”, admitem.  

Como todos os clubes amadores, o apoio das entidades oficiais, dos empresários e o recurso à imaginação são fundamentais para angariar as verbas necessárias para suprir as despesas. “A grande parte das nossas despesas é suportada pelo Município e as receitas resultam dos patrocínios e de algumas iniciativas que desenvolvemos. Este ano, os cortes dos patrocínios chegaram aos 90%, mas também as despesas não foram as mesmas porque estivemos privados de competir. Felizmente, vamos conseguindo apoios”, revela Bruno Ferreira que tem a seu cargo a pasta das finanças do clube.

Centro de Alto Rendimento

O próximo projeto do NBA é a criação de um “Centro de Alto Rendimento” para os atletas. O espaço já existe e foi cedido por um mecenas. Agora, o passo seguinte é equipa-lo com máquinas de desporto, manutenção e fisioterapia. “O objetivo deste centro é criar melhores condições para os atletas. Quando fomos eleitos, propusemo-nos a deixar o clube melhor do que o encontramos. Conseguimos organizá-lo, criamos melhores condições a vários níveis, e agora os esforços estão voltados para o Centro de Rendimento que brevemente será realidade”, explicam.

Regressar à competição

A pandemia não só foi responsável por uma longa pausa na competição, como teve influência num outro objetivo que, acabou, por ser adiado. “Além de estarmos sem competição há um ano, o que é mau, tínhamos a intenção de adquirir uma segunda viatura, mas devido à situação tivemos de adiar esse projeto para mais tarde”. A gestão rigorosa e equilibrada é um princípio do NBA. “Definimos que cada passo tem de ser dado de forma sustentada. Temos vários projetos, alguns a longo prazo, mas uma coisa de cada vez, com critério”, garantem.

Noutro plano, no topo das regras dos dirigentes deste clube concelhio está “o bem-estar dos atletas, a amizade no seio do grupo, a igualdade, o respeito mútuo e a disciplina”. Só mais tarde, o clube poderá pensar em objetivos mais ambiciosos. “A formação é o que está em primeiro lugar. Ter atletas profissionais a correr por nós não é prioridade. Crescer em número de atletas, pode acontecer, mas de forma sustentada. Não embarcamos em sonhos megalómanos”.

Núcleo Barrosas Amador ajudou forças de segurança e bombeiros durante a pandemia

Solidariedade em tempo de pandemia

Durante a pandemia, o NBA desenvolveu várias ações solidárias. “Começamos por oferecer viseiras à ABID, GNR de Felgueiras e Barrosas e aos Bombeiros de Felgueiras. Depois álcool gel. Quisemos fazer algo para ajudar numa altura em que era mesmo necessário. Ainda oferecemos cabazes alimentares a famílias carenciadas. Estávamos sem competir, mas não deixamos de trabalhar em prol da sociedade num momento difícil”.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas