O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um projeto de Lei que visa melhorar a gestão do arvoredo urbano e implantado à margem das estradas nacionais, assim como a criação de regulamentação ao nível dos municípios e o reconhecimento da profissão de Arborista.
Na publicação, a fotografia utilizada é do centro de Felgueiras, que também tem originado contestação por parte de alguns partidos, que não concordam com a diminuição dos espaços verdes.
Segundo pode ler-se no site oficial do Grupo Parlamentar, “é importante criar um quadro de atuação nacional com incidência ao nível local que promova e sistematize as intervenções em termos de planeamento, implantação, gestão e manutenção do arvoredo, bem como proceder-se à tipificação das infrações mais frequentes, regular contraordenações e fixar as respetivas coimas”.
Os Social Democratas acrescentam que o objetivo é “regulamentar a gestão do arvoredo urbano nas aldeias, vilas e cidades em domínio público municipal e em domínio privado do município e património arbóreo do património do estado”.
O nosso jornal apurou que a retirada de árvores no centro de Felgueiras e na Lixa deve-se ao facto de algumas estar em risco de queda e outras serem de espécies que foram proibidas pela União Europeia porque causavam problemas de saúde.