Contactado pelo Semanário de Felgueiras, o Coordenador do Núcleo de Dadores de Sangue de Felgueiras, José Sampaio, esclarece algumas dúvidas aos leitores.
Quem pode dar sangue?
Para ser Dador de sangue terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis. Será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.
É preciso inscrição prévia?
Não é preciso inscrição prévia e devem tomar um bom pequeno almoço. Dirigem-se ao local da colheita que é feita por ordem de chegada.
Há mais gente a dar Sangue em plena pandemia?
Sim. Temos neste momento muitos dadores. Mesmo com a pandemia os dadores tem estado sempre presentes para que nunca falte sangue. A cada 2 segundos alguém necessita e são precisas 1000 unidades de sangue diariamente. Todos os dias precisamos de dadores nas diversas colheitas que se realizam a nível nacional.
Considera que falta algo para fazerem o vosso trabalho em plenitude?
Como coordenador em Felgueiras não temos falta de nada. Temos muito apoio do Município, da Fepodabes e do IPST. Agradeço a todos os dadores e os voluntários do núcleo.