Os dois retábulos da nave da Igreja e das imagens de Nossa Senhora das Dores e de Santo António, no Mosteiro de Pombeiro, estão a ser objeto de obras de conservação e restauro. Os trabalhos, coordenados pela Direção Geral de Cultura do Norte, estão integradas na Operação Mosteiros a Norte, cofinanciada pelo Programa Norte 2020.
“O investimento global previsto para as duas intervenções ronda os 140 mil euros, estando já a decorrer a ação de conservação e restauro de dois retábulos da nave da Igreja, retábulos de Nossa Senhora das Dores e de Santo António e respetivas esculturas”, indica em comunicado a DRCN.
O objetivo da intervenção é melhorar a estabilidade estrutural, “valorizando-se a vertente conservativa e restituindo, sempre que possível, uma leitura integrada do conjunto”, acrescenta o comunicado.
Das obras a realizar no imóvel, segundo a DRCN, destacam-se os trabalhos de “reabilitação pontual do piso térreo da galeria do claustro, da rosácea e da torre da Igreja, prevendo-se o isolamento do pavimento da torre sineira e a colocação de filtros UV na rosácea e janelões do coro-alto”.
As intervenções deverão estar concluídas no início do 2º trimestre de 2021.
Refira-se que o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é monumento nacional desde 1910. A sua fundação é anterior à nacionalidade portuguesa.