A Juventude Socialista de Felgueiras manifesta a sua “preocupação com o esquecimento e o desinteresse pelas zonas ribeirinhas do nosso município”, pode ler-se através de um comunicado.
“Sr. Presidente, preocupa-nos em concreto a qualidade da água de alguns dos nossos rios e ribeiros, nomeadamente o caso do Rio Vizela que tem juntado a voz de muitos cidadãos que denunciam as consecutivas descargas poluentes feitas para este rio, aparentemente agravadas pelas descargas efetuadas pela ETAR de Serzedo”, revelam.
As descargas são feitas a metros de um ponto de elevado interesse, a zona do Arco. “Local conhecido outrora pelas suas fantásticas condições balneares e utilizado por muitos dos nossos pais e avós”, avançam.
“Tal como no passado dia 25 de setembro de 2019, em que o Sr. Presidente assinou com os presidentes dos municípios de Penafiel, Lousada e Paredes o protocolo de entendimento para a preservação do Rio Sousa, pedimos que proceda da mesma forma para tentarem solucionar de forma definitiva este problema”, pedem.
“Não podemos tolerar a continuidade deste assassinato ambiental, com perdas irreversíveis na nossa fauna e flora”, evidenciam.
A estrutura da JS Felgueiras pede para que terminem com este problema ambiental. “O Rio Vizela não é um problema de Felgueiras, é um problema de Felgueiras e dos outros 4 concelhos por ele atravessados, Fafe, Guimarães, Vizela e Santo Tirso”.
A estrutura juvenil socialista realçou a “necessidade de um verdadeiro plano de gestão integrada deste curso de água” que surgiu devido à “deficiência do Projeto de Reabilitação e Valorização dos Rios Vizela, Bugio e Ferro, criado em 2017 por iniciativa do antigo presidente da C.M.F. Inácio Ribeiro, sem que nenhuma medida nem intervenção tivesse sido feita até aos dias de hoje”.
A JS Felgueiras referiu que “o presidente da Câmara de Vizela assumiu publicamente que a sua autarquia já decidiu abandonar essa plataforma”.
Para além da necessidade urgente de travar a poluição dos cursos de água e zonas envolventes, explicam que é “urgente proceder-se à requalificação e em alguns pontos dotá-las de condições de segurança para a prática balnear”.
A Juventude Socialista evidenciou o esforço levado a cabo pelo movimento ‘Juntos Pelo Arco’, onde vários felgueirenses se tem dedicado à requalificação daquela área.
“Ao conseguirmos ter espaços naturais de excelência em Felgueiras conseguimos preservar a natureza e impulsionar a economia, quer pela fixação de turismo dos felgueirenses, quer por atração de pessoas externas ao nosso município”, dão nota.
A preservação do meio ambiente para a JS Felgueiras é “uma das melhores obras que podemos deixar às gerações futuras”, terminam