Publicidade
O presidente da China, Xi Jinping, participou esta sexta-feira na primeira sessão da 32.ª Reunião de Líderes Económicos da APEC (Cooperação Económica da Ásia-Pacífico), realizada em Gyeongju. No seu discurso, o chefe de Estado chinês apresentou cinco propostas para a construção de uma comunidade de futuro partilhado na região.
Xi Jinping sublinhou que as transformações globais de grande magnitude estão a acelerar-se, com o aumento dos fatores de instabilidade e incerteza que afetam o desenvolvimento da região Ásia-Pacífico. Perante este contexto, o líder chinês apelou à cooperação entre os membros da APEC para promover o crescimento económico e melhorar o bem-estar dos povos.
As propostas apresentadas por Xi Jinping passam por defender conjuntamente o sistema multilateral de comércio e praticar o verdadeiro multilateralismo, reforçando o prestígio e a eficácia do sistema comercial internacional centrado na Organização Mundial do Comércio (OMC). O líder chinês defendeu ainda o trabalho conjunto para construir um ambiente económico regional mais aberto, promovendo a liberalização e a facilitação do comércio e do investimento, aprofundando a cooperação financeira e impulsionando a integração económica regional.
O presidente da China destacou também a importância de manter a estabilidade e a fluidez das cadeias industriais e de abastecimento, aproveitando o 10.º aniversário do Plano de Conectividade da APEC para fortalecer as ligações físicas, culturais e emocionais entre os membros. Defendeu igualmente a promoção da digitalização e da sustentabilidade do comércio, ampliando a cooperação em áreas como as tecnologias digitais, o comércio sem papel e as alfândegas inteligentes.
Por fim, Xi Jinping apelou ao impulso conjunto de um desenvolvimento inclusivo e orientado para o bem comum, com um conceito de crescimento centrado nas pessoas, enfrentando as desigualdades regionais e promovendo uma globalização económica mais inclusiva, sustentável e equitativa.
Com estas propostas, Xi Jinping reiterou o compromisso da China em contribuir para um futuro partilhado de prosperidade, estabilidade e cooperação na região Ásia-Pacífico.
Publicidade – Conteúdo Patrocinado por Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.




