Felgueiras integra o grupo restrito das 90 câmaras municipais portuguesas que não registaram nenhuma ocorrência de potenciais violações do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) nos respetivos websites, segundo o projeto “Cidadãos pela Cibersegurança” (CpC).
No Tâmega e Sousa, os municípios de Baião e Castelo de Paiva encontram-se, igualmente, entre os mais seguros da região.
O inquérito, divulgado esta semana, avaliou a exposição de dados pessoais em documentos públicos ‘online’ dos 308 municípios nacionais recorrendo a pesquisas automatizadas via Google Dorking.
Segundo os promotores do estudo, Felgueiras destacou-se pela ausência de ficheiros comprometedores, demonstrando “boas práticas de prevenção, revisão e gestão de informação digital”.
O relatório CpC aponta que “os portais municipais que, como Felgueiras, alcançaram zero ocorrências são exemplo prático de governação digital responsável, conciliando transparência com salvaguarda da privacidade e proteção dos dados dos cidadãos”.
O projeto alerta, contudo, para riscos persistentes em muitas câmaras do país, atingindo vários milhares de ocorrências críticas em ficheiros PDF indexáveis.
Entre recomendações, destaca-se a necessidade de formação e revisão constante de documentos antes da publicação ‘online’, promovendo normas uniformes e cultura institucional de “ciberhigiene”.




