A Associação Berço das Artes (ABA) regressa à essência do seu repertório. O concerto final do “Mês da Música” acontece hoje, pelas 21h30, na Igreja Nova da Lixa.
No concerto ”Canto Português”, a Associação Berço das Artes promete levar o público numa viagem pelo barroco. A “Missa em Sol Maior” de Carlos Seixas, compositor português, é o destaque do programa musical, que inclui outras peças de contemporâneos europeus, como Bach, Handel ou Corelli. O espetáculo tem direção musical do maestro Hélder Bento, interpretação do Coro Audivi Vocem (núcleo artístico da ABA) e orquestra de jovens músicos convidados da região.
Os mesmos elementos gastronómicos presentes em todos os concertos deste “Mês da Música” – o vinho verde, as cavacas e o pão-de-ló de Margaride – serão servidos no final. Mas, desta vez, numa fórmula diferente da utilizada nos concertos anteriores, em que a música popular e os sabores locais se “serviram” ambos à mesa.
Maria Rita Carvalho, presidente da direção da associação, explica que o poder de mobilização dos prazeres da mesa permitiu criar um espaço de intimidade com o público e aproximar as pessoas. “Agora, neste concerto, vamos dar-lhes um bocadinho daquilo que somos nós enquanto essência e enquanto coro também”, assinala.
Para uma associação cultural cuja missão é “facilitar o contacto do público com a música” nas suas mais variadas expressões, este tinha de ser o caminho: “é nós conseguirmos adaptar-nos ao público e o público também conseguir adaptar-se a nós”, acrescenta Maria Rita Carvalho.
O público já bateu o pé no samba, já cantou o fado. Para terminar, é convidado a ouvir e sentir música erudita barroca. O espetáculo tem menos de uma hora de duração. A entrada é livre e gratuita.
O “Mês da Música” é uma iniciativa dinamizada pela ABA desde o seu décimo aniversário, em 2024. Decorre todos os meses de outubro, mês de celebração do Dia Mundial da Música . Em cada ano, propõe-se trazer a música em ligação com o inesperado.
Mariana Costa




