Quinta de Maderne
InícioSociedadeTâmega e Sousa regista “redução expressiva” nas taxas de abandono e retenção...

Tâmega e Sousa regista “redução expressiva” nas taxas de abandono e retenção escolar – CIM

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) anunciou, em comunicado, que houve uma “redução significativa” nas taxas de retenção e desistência escolar no ano letivo 2023/2024, graças à implementação do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).

Citando dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a entidade regional explica que a sub-região apresenta “uma das mais baixas taxas do país”, com 1,4% de retenção e desistência no ensino básico, bem abaixo da média nacional (3,8%) e regional (2,0%). No ensino secundário, a taxa fixou-se em 4,4%, menos de metade da média nacional que é de 9,5% e também inferior à média da região Norte (6,2%).

O programa PIPSE envolve equipas multidisciplinares em cada município, que incluem psicólogos, terapeutas da fala, assistentes sociais, educadores sociais e outros técnicos que realizam rastreios, acompanhamento individual e intervenções em grupo desde o pré-escolar até ao secundário.

Entre os projetos implementados destaca-se a plataforma Hypatiamat para o ensino da matemática, o programa de educação financeira “No Poupar Está o Ganho” e iniciativas de robótica, filosofia para crianças, oficinas de cinema e musicoterapia.

Em 2025, foi ainda lançado o Programa de Orientação Vocacional Intermunicipal (POVI), em colaboração com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, para ajudar os alunos na escolha do percurso académico e profissional. O programa prevê ações com famílias, capacitação para docentes e técnicos, feiras vocacionais e portefólios individuais, com implementação prevista para janeiro de 2026.

A CIM do Tâmega e Sousa sublinha que o sucesso obtido resulta da colaboração entre municípios, escolas, profissionais e famílias, tendo o PIPSE o apoio do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) no âmbito do NORTE 2030, visando reforçar a inclusão, combater o abandono escolar e promover a igualdade de oportunidades na educação.

O programa engloba os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

Pub Banner

Pub

Quinta de Maderne

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas