O Passe Ferroviário Verde da CP ultrapassou as 650 mil assinaturas vendidas no primeiro ano de funcionamento.
Desde que entrou em vigor a 21 de outubro de 2024, atingiu o recorde mensal em setembro, com mais de 67 mil passes comercializados, anunciou hoje a empresa.
Criado para promover a mobilidade sustentável e acessível, reduzir emissões e incentivar o uso do transporte ferroviário, o Passe Ferroviário Verde tem registado uma adesão crescente.
O título permite viagens ilimitadas por 20 euros e é exclusivo para residentes em Portugal.
O passe é válido nos comboios Regionais, InterRegionais, Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra (fora das zonas abrangidas por passes intermodais metropolitanos), e também nos Intercidades em 2.ª classe, mediante reserva obrigatória e até duas viagens diárias.
Além da versão mensal, o título pode ser adquirido por períodos de 60 ou 90 dias, a um custo de 40 e 60 euros, respetivamente, sendo possível carregá-lo no Cartão CP.
Com o lançamento de novas funcionalidades no site e na aplicação móvel, o Passe Ferroviário Verde passou a ser o primeiro título mensal inteiramente digital em Portugal, permitindo aquisição e carregamento através da App CP.
A iniciativa valeu à CP um lugar entre os finalistas dos Transport Ticketing Awards 2025, na categoria “Best Equity and Inclusion Initiative”, que distingue projetos promotores de igualdade e acessibilidade nos transportes públicos.
Segundo a empresa, o Passe Ferroviário Verde reforça o compromisso da CP com a sustentabilidade e a coesão territorial, incentivando os cidadãos a optarem pelo transporte ferroviário e contribuindo para uma mobilidade mais económica, inclusiva e ambientalmente responsável.




