A 18.ª edição do Festival Literário Escritaria, que decorre de 20 a 26 de outubro em Penafiel, vai homenagear a poeta, editora, letrista e autora infantojuvenil Maria do Rosário Pedreira, reunindo dezenas de escritores, músicos e artistas em torno da sua vida e obra.
Segundo a organização, o evento contará com a participação de Aldina Duarte, Capicua, José Luís Peixoto, Luísa Sobral, Nuno Camarneiro, Pedro Lamares, Cristina Branco, Carlos Tê, Tiago Torres da Silva, Rua das Pretas e Puro L, entre outros nomes ligados à literatura e à música portuguesa contemporânea.
Ao longo de uma semana, o Escritaria propõe concertos, debates, performances, visitas a escolas, espetáculos infantis e uma exposição dedicada à homenageada, intitulada Portas abertas no coração: o fado de Maria do Rosário Pedreira.
Entre os momentos destacados do programa está a edição exclusiva do livro “Caçador de algas”, volume inédito de contos escritos pela autora especialmente para o Escritaria 2025.
A programação inclui também o concerto de Aldina Duarte, a partir de poemas e preferências musicais de Maria do Rosário Pedreira, no dia 24; a atuação da Rua das Pretas com a cantora cabo-verdiana Sandra Horta, no dia 22; e o espetáculo Mulheres do meu país, com Capicua, Francisca Camelo e Cláudia R Sampaio, no dia 21.
Nos dias 25 e 26, a Casa da Caturra do Ponto C acolhe a performance Gabinete poético, de Nelo Sebastian Vera, e a Cafetaria do Ponto C recebe concertos e encontros poéticos. A despedida, no dia 26, caberá ao espetáculo de circo contemporâneo Rima, pela companhia Erva Daninha.
Durante o festival, Maria do Rosário Pedreira visitará escolas do concelho e participará em encontros com leitores. No dia 24 será inaugurado o busto da autora no Jardim do Sameiro e plantada uma árvore no Bosque do Escritaria.
O Escritaria é o único festival literário do país que homenageia anualmente um escritor de língua portuguesa vivo. Desde a primeira edição, em 2008, já distinguiu nomes como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Lídia Jorge, António Lobo Antunes, Mia Couto, Manuel Alegre, Ana Luísa Amaral e Arnaldo Antunes.
Segundo a nota da organização, o festival reforça este ano o seu projeto de internacionalização iniciado em 2023, que procura aproximar a literatura portuguesa de outras culturas lusófonas.
A entrada para todas as atividades é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete na bilheteira do Ponto C ou online.




