O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro e a Igreja Matriz de Airães, em Felgueiras, vão acolher concertos no início de 2026 no âmbito do segundo ciclo da 5.ª edição do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS), informa fonte da organização.
A edição de 2025 do festival, que decorre de 19 de outubro a 30 de novembro em 12 municípios do Grande Porto e Norte, será seguida por uma extensão de inverno, entre janeiro e março de 2026, dedicada a locais com “órgãos históricos recentemente restaurados”, entre os quais se inclui Felgueiras.
Segundo a organização, o FIOMS pretende valorizar o “património organístico e litúrgico” e promover a descentralização cultural através de concertos gratuitos em igrejas e mosteiros de elevado valor histórico. O diretor artístico, Filipe Veríssimo, destaca, em comunicado, que o segundo ciclo permitirá “prolongar a celebração da música sacra nos territórios mais recentes na rede do festival”.
O programa completo, com datas e intérpretes, será publicado em dezembro próximo no portal oficial do FIOMS e nas plataformas municipais de cultura.
Os concertos são de entrada livre e integram um evento que, no conjunto das duas fases, contará com mais de 40 apresentações e 400 músicos de dez países, abrangendo todo o território da Área Metropolitana e Diocese do Porto.




