Quinta de Maderne
InícioPolíticaCoordenador da Iniciativa Liberal de Felgueiras demite-se em rutura com direção nacional...

Coordenador da Iniciativa Liberal de Felgueiras demite-se em rutura com direção nacional do partido

Flávio Ventura, coordenador do Grupo Coordenador Local (GCL) da Iniciativa Liberal (IL) em Felgueiras, apresentou esta sexta-feira a sua demissão, invocando discordância com a Comissão Executiva (CE) nacional do partido quanto à condução do processo autárquico no concelho.

“Apresentei junto da Comissão (CE) da Iniciativa Liberal a minha demissão do Grupo Coordenador Local (GCL) para o qual fui eleito coordenador”, anunciou Flávio Ventura num comunicado enviado à redação do SF Jornal.

Na base da decisão está a rejeição, por parte da direção nacional, da possibilidade de coligação local entre a IL, o PSD e o CDS, uma opção que Ventura considerava ser “o melhor para o partido”. “A possibilidade de coligação com o PSD e CDS Felgueiras, sobre a qual persisto na opinião que seria o melhor para o partido, foi cabalmente rejeitada pela CE”, lê-se na nota de imprensa.

O responsável sublinha a existência de “situações políticas semelhantes” à sua proposta noutros concelhos, como Santo Tirso, Lousada e Vizela, onde a direção nacional permitiu candidaturas em coligação. “Núcleos territoriais como por exemplo Santo Tirso, Lousada, e Vizela com uma situação política semelhante, viram aprovadas as suas candidaturas em coligação”, denuncia.

Flávio Ventura manifesta ainda desconforto com aquilo que entende serem critérios diferentes aplicados consoante o território: “Não podia deixar passar em branco esta conduta imprópria de um partido que se assume como liberal, mas que para o mesmo critério utilizou duas medidas.”

O dirigente, que ajudou a fundar o núcleo da IL em Felgueiras há cinco anos, indica, ainda, que decidiu afastar-se da vida política “por tempo incerto”, alegando que irá centrar-se em “projetos pessoais e profissionais desafiantes que necessitam da minha energia a 100%”. Contudo, não fecha a porta a um eventual regresso: “Estarei disponível para contribuir para a mensagem liberal em Felgueiras e em Portugal na IL, quando o partido voltar a ser genuinamente interessado nas ideias e preocupações dos seus membros”.

Ventura deixa ainda críticas à orientação do partido, alertando que este arrisca “ficar estagnado nos 5%” se não valorizar os seus militantes: “A marca Iniciativa Liberal são os membros e as suas ideias, e não o contrário! Se o partido rapidamente não entender esta premissa, ficará estagnado nos 5%, e não conseguirá emancipar-se para além dos grandes centros urbanos.”

O ex-coordenador termina a nota deixando votos de sorte aos membros que pretendam continuar e garantindo que se manterá disponível para “esclarecer qualquer felgueirense e membro da IL sobre este assunto”​.

Pub Banner

Pub

Quinta de Maderne

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas