Quinta de Maderne
InícioOpiniãoPrevenção de Úlceras por Pressão…uma necessidade!

Prevenção de Úlceras por Pressão…uma necessidade!

O aumento da população idosa é um facto real das sociedades modernas, sendo de prever que as comorbilidades aumentem, entre as quais as Úlceras por Pressão (UPP).
As UPP, também chamadas escaras, chagas ou úlceras de decúbito são lesões na pele e tecidos subjacentes causadas por pressão prolongada ou fricção. Estas lesões são mais comuns em áreas ósseas, onde a pele e tecidos são comprimidos entre o osso e uma superfície externa. Inicialmente, é possível observar um ligeiro rubor na área afetada (o primeiro sinal de dano dos tecidos) e entretanto, os tecidos subjacentes sofrem alterações devido a deficiente irrigação sanguínea. Qualquer alteração é um sinal de alerta a e se necessário informar o Enfermeiro de Família.
Sendo uma importante causa de morbilidade e mortalidade, as UPP prejudicam de forma significativa, não só a qualidade de vida dos doentes, mas também a dos seus cuidadores, para além de constituir uma enorme sobrecarga económica para os serviços de saúde. Apesar da evolução significativa dos cuidados de saúde, a sua prevalência continua elevada, principalmente nos doentes acamados.
Mas quase todas as UPP são evitáveis e estas são adquiridas maioritariamente no domicílio. Parece assim, óbvia a aposta numa estratégia de educação das famílias e cuidadores de forma a melhorar a qualidade dos cuidados prestados e consequentemente a diminuição da ocorrência de UPP.
As UPP têm origem na combinação de fatores externos e fatores próprios da pessoa, sendo os principais fatores de risco a idade avança, estado emagrecido, diminuição da mobilidade, diminuição da sensibilidade, incontinência urinária e intestinal, diminuição estado de consciência, algum tipo de medicação (ex: medicação para dormir que torna difícil a pessoa mover-se) e todo o estado geral de saúde.
É necessária maior vigilância das zonas de risco, onde a pressão pode provocar mais danos, nomeadamente: Nuca; Omoplatas; Cotovelos; Região sacro coccígea; Calcanhares; Orelhas; Ombros; Costelas; Cotovelos; Trocânteres; Joelhos face externa; Maléolos; Região lateral dos pés; Região sagrada; Região isquiática; Calcanhares.
Além disso, a pele deve estar sempre limpa e sem humidade. Os lençóis, as almofadas e o vestuário devem estar sempre limpos, secos e bem esticados. Devem ser lisos, sem costuras grossas ou objetos duros aplicados (botões, bordados). Incentive a pessoa a mudar de posição quando esta ainda o consegue fazer. Quando não consegue mover-se sozinha deverá mudar a pessoa de posição evitando as zonas de pressão colocando almofadas. A frequência de mudança de posição depende da capacidade da pessoa em se movimentar, a condição da pele, o conforto, o seu estado geral e os materiais de alívio de pressão usados. Uma alimentação rica e equilibrada irá prevenir a desnutrição e desidratação, fatores também cruciais na prevenção de UPP.
Cuidar da pessoa com limitações na mobilidade, requer conhecimento, vontade, tolerância, vigilância e um cuidado especial para que esta se sinta querida e amada. A vitória é conseguir prevenir o aparecimento das úlceras por pressão pelo que deve e pode ajudar a preveni-las! Mesmo que já se tenha feito uma longa caminhada, há sempre um caminho a fazer.
Fiquem atentos em benefício da vossa saúde. Um conselho da UCC Felgueiras.

Enfª Célia Costa
Enfª Rosa Neves
Enfª Sandra Castro

Pub Banner

Pub

Quinta de Maderne

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas