A implementação de Centros Tecnológicos Especializados em pelo menos três das quatros escolas do concelho comtempladas com o projeto deverão estar prontos até ao final do ano, de acordo os diretores dos respetivos estabelecimentos.
Um Centro Tecnológico Especializado (CTE) é uma infraestrutura criada para modernizar e reforçar a oferta de ensino e formação profissional. Estes centros são implementados em escolas públicas e privadas, com o objetivo de proporcionar aos alunos acesso a equipamentos tecnológicos avançados e ambientes de aprendizagem inovadores.
Os CTE fazem parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visam melhorar a qualificação dos estudantes, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho. O investimento inclui a modernização de instalações, aquisição de equipamentos tecnológicos e desenvolvimento de metodologias de ensino mais interativas.
Escola Secundária de Felgueiras
Na Escola Secundária de Felgueiras, o investimento de cerca de 1,1 milhões de euros irá resultar numa nova valência na área da Informática. Em declarações ao SJ Jornal, a diretora Anabela Leal indicou que vários procedimentos de contratação e aquisição já estão concluídos.
“Prevemos que até setembro de 2025 os procedimentos em falta estejam concluídos e o CTE entre em pleno funcionamento”, indicou a diretora.
Agrupamento de Escolas da Lixa
Armindo Coelho, diretor da Escola Secundária da Lixa, respondeu ao SF Jornal, indicando que o projeto do Centro Tecnológico Especializado de Informática está em fase de implantação, indicando que já se encontra perto de concluir o primeiro concurso público relativo à aquisição de mobiliário.
“Prevê-se a conclusão até final de 2025”, acrescentou.
Escola Profissional de Felgueiras
Na Escola Profissional de Felgueiras, a diretora Vera Sampaio disse que ainda decorre a fase de execução de contrato para a implementação de um CTE na área industrial “o que implica a aquisição de todos os equipamentos e a realização das obras necessárias”. A responsável pela gestão disse, ainda, que prevê a conclusão do projeto até ao final de 2025.
Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos
Em declarações ao SF Jornal, a diretora Anabela Brochado indicou que o projeto para um Centro Tecnológico Espcializado de Informática se encontra em bom andamento, com três dos quatro concursos já se encontram adjudicados, com o último concurso internacional em fase de lançamento. Também o concurso referente ao mobiliário “está em andamento”, explicou.
A diretora acrescentou que a intervenção iniciará em meados de junho, com a previsão de estar concluída em julho. “Deste modo, acredita-se que o projeto estará totalmente implementado em dezembro de 2025”, concluiu.
O SF Jornal tentou, também, sondar a Câmara de Felgueiras sobre o progresso dos quatro projetos, através da vereação da Educação, mas não obteve uma resposta, até à data de fecho da edição.




