Quinta de Maderne
InícioCultura“Bordados com história”: Projeto da Cercifel e Cooplixa

“Bordados com história”: Projeto da Cercifel e Cooplixa

Reportagem publicada na edição 1475 do SF

Decorreu na passada quinta-feira, dia 11 de junho, no espaço Passado, Presente e Futuro, em Felgueiras, a apresentação do “Bordados com História”, um projeto que conta com o financiamento da Portugal Inovação Social e que será copromovido pela ser CERCIFEL e pela COOPLIXA.
José Carlos Pinheiro, diretor-executivo da Cercifel — Cooperativa de Solidariedade Social iniciou a apresentação do projeto num evento de curta duração e que serviu como propósito para celebrar o início do projeto e que visa a promoção de uma solução inclusiva inovadora para o problema da exclusão social de pessoas com deficiência intelectual grave ou profunda, tendo como ponto de partida a reativação do tradicional bordado da lixa.
Zita Faria presidente da Cooplixa — Cooperativa de Bordados da Lixa, falou da importância deste projeto, das sinergias e da parceria com a Cercifel e a Câmara Municipal de Felgueiras.
“O artesanato pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social” afirmou, indicando que, por isso, associaram-se à iniciativa que visa promover a igualdade social, a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentado, especialmente para grupos sociais mais vulneráveis, num projeto com impacto social significativo.
Referiu, ainda, que serão bordadas à mão t-shirts em que cada peça contará uma história e cada ponto será feito com dedicação e talento por pessoas especiais.
“Esperamos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, nesta iniciativa com impacto social, educativo e cultural. Uma ponte entre gerações, entre capacidades diferentes, entre passado e futuro”, afirmou. E fez um apelo:
“Juntem-se a nós! Sejam parceiros, apoiantes, embaixadores desta causa. Ajudem-nos a mostrar que a inclusão é possível, que a tradição tem futuro e as histórias continuam a ser contadas agora com linha, agulha e coração. Juntos vamos bordar não somente histórias em tecidos, mas novos caminhos de dignidade, inclusão e orgulho comunitário”.
Falou também a representante da consultora do projeto num evento onde estiveram presentes representantes das escolas e instituições de ensino do concelho e empresas parceiras do projeto, que no âmbito da sua responsabilidade social se associaram a esta iniciativa.
Do município esteve a vereadora da ação social, Rosa Pinto, que explicou que o município apoia toda a obra, salientando que a Cercifel “não se acomoda e não receia pensar diferente e fazer algo fora da caixa”, parabenizando a instituição pelo trabalho de inclusão, de integração e que é socialmente útil.
O diretor executivo da Cercifel, José Carlos Pinheiro concluiu, referindo que “cada Ponto é uma história, cada história é uma inclusão”, acrescentando que as expectativas “são grandes” e que anseiam envolver a comunidade.

Pub Banner

Pub

Quinta de Maderne

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas