Artigo publicado na edição 1475, de 13 de junho de 2025
O Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa assinalou, no dia 4, o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões numa iniciativa que decorreu na Casa das Artes e reuniu alunos, docentes, encarregados de educação e diversas entidades convidadas.
Sob o mote “Vamos Celebrar Camões”, a noite foi marcada por um programa multidisciplinar que enalteceu a vida e a obra do poeta de Os Lusíadas, promovendo o gosto pela literatura e a valorização da história de Portugal e local.





O evento teve início com a inauguração da exposição “Camões pelos olhos dos mais novos”, que apresentou trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo no âmbito do Espaço d’ARTE, Clube Aprender com Arte e Plano Nacional das Artes.
Seguiu-se um momento de dramatização protagonizado pelos alunos do agrupamento em articulação com o Conservatório de Artes de Felgueiras e a Biblioteca Escolar, onde foram encenados episódios como a chegada à Índia e a descoberta do Brasil, bem como a dramatização e declamação de Os Lusíadas e da lírica camoniana.
A celebração de Camões foi também “um exercício de cidadania e valorização da escola enquanto espaço de partilha”, segundo a organização. “Foi nosso objetivo levar o trabalho realizado dentro da escola para a comunidade”, acrescentou, deixando um agradecimento “pela presença de todos e pelo contributo precioso de todos aqueles que tornaram este evento possível”.
O evento contou com o apoio de várias entidades e a participação ativa da comunidade educativa, encerrando-se com palavras de reconhecimento a todos os que contribuíram para a concretização desta homenagem a uma das figuras maiores da literatura portuguesa.