O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento significativo das temperaturas até 31 de maio, com máximas que poderão ultrapassar os 35°C em grande parte do país. As condições meteorológicas agravam o risco de incêndios, exigindo medidas de precaução por parte da população, informa a entidade, num comunicado.
As condições meteorológicas previstas aumentam drasticamente o risco de incêndio rural, principalmente no interior Norte e Centro e na região Sul. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reforça a importância da adoção de comportamentos preventivos para evitar ignições descontroladas.
A autoridade aconselha a população a evitar atividades que possam originar incêndios, como queimadas e uso de maquinaria suscetível de gerar faíscas. Recomenda-se ainda especial atenção à evolução do perigo de incêndio nos próximos dias.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) está ativo, contando com cerca de 8.900 operacionais, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos, prontos para intervir em caso de necessidade.