Robert Francis Prevost foi hoje eleito Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica. A sua eleição representa um momento histórico, sucedendo ao Papa Francisco e assume a liderança da Igreja num período de grandes desafios e expectativas.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, pertence à Ordem de Santo Agostinho e tem uma trajetória marcada por missões na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou como bispo.
Prevost foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em 2023, tornando-se responsável pela nomeação e supervisão de bispos ao redor do mundo. Ele também ocupou o cargo de Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Com uma formação sólida em direito canónico, Prevost estudou na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e foi ordenado sacerdote em 1982. A sua experiência missionária no Peru conferiu-lhe fluência em espanhol e um profundo conhecimento da Igreja na América Latina.