Os eleitores que, por várias razões, não puderem comparecer às urnas no próximo dia 18 de maio, no âmbito da eleição dos deputados à Assembleia da República, poderão exercer o seu direito de voto antecipadamente.
São elegíveis os eleitores em mobilidade, os internados e os presos, bem como os cidadãos que se encontram deslocados no estrangeiro.
Para os internados e presos, o pedido para votar antecipadamente deve ser realizado entre 14 e 28 de abril, acompanhado de documento que prove a sua incapacidade de se apresentar às urnas, no dia 18 de maio.
Para os eleitores que se encontrem deslocados no estrangeiro, devem comparecer nas representações diplomáticas e entidades portuguesas referenciadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre 6 e 8 de maio, para exercer o seu direito de voto.
Quanto aos eleitores em mobilidade, que se encontram em território nacional, mas que não podem votar no seu local de recenseamento, o pedido deve ser feito através do portal www.votoantecipado.pt ou por correio, à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 4 e 8 de maio.
Neste caso, haverá mesas de voto antecipado abertas em cada município e regiões autónomas, no dia 11 de maio, para que estes eleitores exerçam o seu direito de voto.
Para mais informações, os interessados devem consultar o portal www.portaldoeleitor.pt.