A edição de 2025 do Rali Terras D’Aboboreira, decorre nos próximos dia 2 e 3 de maio, com estrutura renovada mas a espetáculo habitual em Amarante, Baião e Marco de Canaveses. À semelhança das edições anteriores a organização ficará a cargo do Clube Automóvel de Amarante.
A edição do Rali Terras D’Aboboreira 2025 será a terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e marca o arranque do FIA European Rally Trophy que deixará um ‘cheirinho’ a WRC, em algumas estradas que serão palco do WRC Rali de Portugal.
Em comunicado a organização confirmou a participação de um Rally1 e das “estrelas” do CPR, como Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2), Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), Ricardo Teodósio (Toyota Yaris Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), Rúben Rodrigues (Toyota Yaris Rally2) e Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2).
Rali Terras D’Aboboreira 2025

O Rali Terras D’Aboboreira será, igualmente, a primeira das quatro provas da Peugeot Rally Cup Ibérica e a primeira de seis da PAST Rally3 Trophy Iberia, uma nova competição promovida pela espanhola Past Racing com os Ford Fiesta Rally3.
A prova arranca na sexta-feira, 2 maio, com o Shakedown em Vila Boa de Quires (3,47 km). Amarante será palco da classificativa inaugural com 7,72km, cujos primeiros 1.770 metros são completamente novos, dando lugar depois ao percurso do WRC no gancho do Fridão.
Seguir-se-á a segunda classificativa, Marco de Canaveses (6,88 km), que é diferente de 2024, apresentando 2.420 metros nunca antes disputados. A jornada encerra, à noite, com a super-especial Marco Rios de Emoção (2,13 km) que terá um percurso inédito que passa junto do Tribunal e da Câmara de Marco de Canaveses.
Novidades no traçado do Rali Terras D’Aboboreira 2025
No sábado, 3 maio, o dia abre com a segunda passagem pelo troço de Marco de Canaveses, seguindo-se Baião (12,72 km), que apresenta uma pequena parte nova e é disputado em sentido contrário face ao traçado de 2024. Antes da ida ao Parque de Assistência, os pilotos efetuam a primeira passagem pela classificativa do Marão (14,07 km), cujo final coincide com a “especial” do mesmo nome do WRC, nos ganchos junto à EN 15, perto dos viveiros de trutas.
Segue-se a segunda passagem pelos troços de Amarante e do Marão, com o de Aboboreira (21,13 km) pelo meio. Este utilizará uma versão que tem início na aldeia de Carvalho de Rei e vai terminar em Telões, agregando os patamares superior e inferior da serra de Carvalho de Rei. O derradeiro troço cronometrado, Aboboreira 2, que vai ser a Power Stage.
À semelhança do sucedido nas últimas edições, o secretariado do Rali Terras D’Aboboreira continuará sediado na Casa Diff, em Amarante, mantendo-se o Parque de Assistência nas instalações da Metalocardoso.





