À medida que avançamos neste percurso educativo, é com imenso orgulho e satisfação que refletimos sobre as conquistas e desafios superados no nosso agrupamento de escolas. Ao longo dos anos o nosso agrupamento tem-se pautado por um espírito de resiliência, dedicação e inovação, qualidades que são a essência do nosso corpo docente e dos nossos alunos.
É fulcral enaltecer o trabalho árduo e a entrega incondicional dos nossos professores. Eles, mais do que ninguém, foram os pilares que sustentaram o processo educativo, mesmo nas circunstâncias mais adversas. Com compromisso e paixão, asseguraram que cada aluno tivesse a oportunidade de aprender, crescer e desenvolver as suas capacidades. O seu empenho inabalável é um testemunho do verdadeiro significado de ser educador.
Os frutos deste esforço coletivo são evidentes nos sucessos alcançados pelos nossos alunos. A diversidade de prémios e reconhecimentos obtidos são reflexo do talento, determinação e trabalho árduo de toda a nossa comunidade escolar.
No Concurso “Grafema a Grafema“, os nossos alunos mostraram as suas competências e aprendizagens, destacando-se entre os melhores. Este concurso não só valoriza a expressão escrita, mas também incentiva o pensamento crítico, competência essencial para o futuro. Dignos de registo foram também os êxitos alcançados por um número significativo de alunos do nosso Agrupamento, no Concurso Nacional do Canguru Matemático.
Fomos também honrados com uma nomeação para o Festival de Cinema de Viana do Castelo, depois de já termos vencido o Prémio Jovem Cineasta no importante Festival CINANIMA, em Espinho, com o filme “Decapitada”, dedicada à Lenda de Santa Quitéria. Estes reconhecimentos são um tributo ao talento artístico e à capacidade de contar histórias através do cinema, demonstrando que a nossa escola é um terreno fértil para a expressão criativa.
Outro feito notável foi o melhor resultado do Concelho de Felgueiras nas Olimpíadas da Economia. Esta conquista sublinha o entendimento e a aplicação das ciências económicas, áreas fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo.
Na área das ciências, os nossos alunos também brilharam ao conquistar o 4.º lugar nas Olimpíadas da Química na UTAD. Este resultado é uma prova da competência científica e do rigor intelectual dos nossos estudantes, que se destacaram num campo altamente competitivo.


A nível nacional, obtivemos o 3.º Prémio no Concurso “No Poupar está o ganho”, promovido pela Fundação Cupertino de Miranda. Este concurso, que incentiva a literacia financeira, é essencial para preparar os jovens para os desafios económicos do futuro, e o nosso desempenho reforça a qualidade do ensino que oferecemos.
Adicionalmente, conquistamos o 1.º Prémio na categoria de Animação da 9.ª edição do CINEDITA – Festival de Curtas de Arganil. Este prémio é uma celebração da inovação e da capacidade dos nossos alunos em utilizar novas tecnologias para criar obras de arte que capturam a imaginação e inspiram a todos.
Recentemente, vimos, mais uma vez, valorizado o trabalho de desenvolvimento das diversas capacidades e competências dos nossos alunos, desta feita com a ida à final do Torneiro de Oratória Português (Top Talks), com a nossa aluna Joana Moreira, da turma 11.º A1, a qual representará o nosso Agrupamento e o nosso concelho no Coliseu do Porto, no próximo dia 23 março.
É de coração cheio que vemos os nossos alunos a brilhar, não apenas nas competições e concursos, mas no seu dia a dia, demonstrando excelência em diversas vertentes. Cada reconhecimento e prémio é um testemunho da capacidade e do potencial dos nossos estudantes.
Além disso, a conquista do Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática, um marco significativo que irá beneficiar os nossos alunos, melhorando as suas condições de aprendizagem e preparando-os para um futuro cada vez mais promissor, digital e interconectado.
Por último, há que registar, mais uma vez, a atribuição ao nosso Agrupamento da distinção obtida de “Effective CAF User”, resultante da aplicação do referencial CAF Educação. Uma distinção de nível europeu conseguida por um número exíguo de organismos públicos.
Seguimos em frente com a satisfação do dever cumprido, sabendo que cada desafio superado e cada conquista alcançada são frutos do esforço conjunto de toda a nossa comunidade escolar. Olhamos para o futuro com esperança e determinação, confiantes de que continuaremos a promover um ambiente educativo de excelência, onde cada aluno tem a oportunidade de prosperar.
António José Bragança