A versão beta do grande modelo de linguagem (LLM) português, chamado Amália, que usa a mesma tecnologia do ChatGPT, estará concluída até ao final do mês de março.
A versão beta do modelo de inteligência artificial (IA) terá a capacidade para receber e interpretar instruções em formato de texto e responder com base no conhecimento adquirido, não possuindo ainda conhecimento especializado, segundo informam os ministérios da Juventude e Modernização e da Educação, Ciência e Inovação.
O sistema de IA Amália estará disponível a toda a comunidade, com o código fonte a poder ser acedido de forma gratuita.
O projeto de desenvolvimento do Amália conta com um investimento de 5,5 milhões de euros financiados pelo PRR.
O projeto conta com a parceria de cinco instituições de ensino superior públicas, a Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e a Universidade do Minho, que são responsáveis pelo treino e desenvolvimento do sistema Amália.
Privacy Overview
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.