A cerimónia de abertura oficial do percurso “Levadas de Jugueiros” foi reagendada para o dia 6 de abril, pelas 8h30, após um adiamento devido às condições climatéricas.
O evento terá lugar no Assento, na freguesia de Jugueiros, e iniciará com a apresentação de um documentário dedicado ao novo percurso.
Após a projeção do vídeo, os participantes inscritos terão a oportunidade de explorar diretamente o património natural e cultural apresentado, mediante uma caminhada de oito quilómetros, com regresso ao ponto de partida.
A iniciativa, que conjuga a preservação e valorização do património ambiental, histórico e cultural com a eficiência energética e o desenvolvimento turístico, visa fortalecer a oferta turística local, explica fonte autárquica.
O projeto “Levadas de Jugueiros” envolve a recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental, incluindo a preservação de património imaterial e a promoção turística, bem como a produção de material documental e em vídeo.
Esta iniciativa, orçada em cerca de 200 mil euros, resulta de uma candidatura ao programa de desenvolvimento rural (PDR2020), e conta com o apoio da ADER-SOUSA–Associação De Desenvolvimento Rural Das Terras Do Sousa.
Segundo a autarquia, serão considerados participantes os inscritos para a data inicial da inauguração, adiada devido às condições climatéricas.