Na sexta-feira, 21 de fevereiro, José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, anunciou a sua renúncia ao mandato, decisão formalizada na reunião extraordinária do executivo municipal, no domingo.
Gaspar, eleito pela coligação Afirmar Amarante (PSD/CDS-PP) salientou em comunicado que a decisão foi difícil, tomada com “sentido de responsabilidade e compromisso com o serviço público”.
A renúncia está relacionada com o convite para presidir à Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, uma oportunidade que considera “essencial para continuar a servir a comunidade”.
Durante a sua intervenção, José Luís Gaspar fez um breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos seus 12 anos de mandato e destacou que 2025 será um ano decisivo para Amarante, com um orçamento superior a 100 milhões de euros, impulsionado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No domingo, em reunião extraordinária do executivo, Jorge Ricardo, anterior vice-presidente, assumiu a presidência da câmara de Amarante.