Estão abertas as candidaturas para a edição de 2025 do Prémio Literário Nortear, destinado a jovens escritores da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal. As inscrições decorrem até 30 de junho na Plataforma Nortear.
Este prestigiado prémio, que distingue anualmente obras literárias originais, destina-se a jovens entre os 16 e os 36 anos que tenham escrito um relato curto, em português ou em galego, com uma extensão de cinco mil a oito mil palavras. O vencedor desta edição receberá um prémio financeiro de três mil euros e a publicação da obra nas duas línguas.
A iniciativa é promovida pelo AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, a Consellería de Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia e a CCDR NORTE, IP, com o objetivo de incentivar a criatividade literária e promover a distribuição de obras literárias a nível eurorregional. Segundo Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR NORTE para a Cultura e Cooperação, “A Galiza e o Norte de Portugal são herdeiros de uma identidade cultural comum, baseada na partilha de uma geografia e de uma história, mas também de uma língua e de uma poética.”
Desde a sua criação em 2015, o Prémio Nortear recebeu cerca de 450 candidaturas e tem-se afirmado como uma plataforma de lançamento para jovens escritores da Eurorregião. O vencedor da edição de 2024 foi Manuel Iglesias com a obra “Graxa”.