O consumo mundial de calçado deverá crescer 8,4% em 2025, informa a APICCAPS, em dados baseados no inquérito “Business Conditions Survey”, promovido por especialistas do World Footwear.
A Oceânia (+25%) e a África (+13,3%) lideram as previsões de crescimento, seguidas pela Ásia (+9,2%) e América do Norte (+8,3%). A Europa deverá estagnar com um aumento de 0,5%.
Segundo a associação patronal, os inquiridos esperam um aumento na quantidade de calçado comercializado e uma evolução positiva nos preços.
Apesar disso, a indústria enfrenta desafios como o custo das matérias-primas e a concorrência interna, salienta.
Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, citado num comunicado, destaca a importância de procurar novos mercados, com destaque para os EUA, Coreia e Japão.
“As empresas devem continuar o esforço de procurarem novos mercados”, acrescenta.
Por outro lado, a produção de calçado deverá crescer significativamente na Ásia (66,4%) e África (17,8%), enquanto a Europa (9,3%) e as Américas apresentam previsões mais modestas.
Os fabricantes europeus são otimistas quanto ao emprego, com 40% a preverem um aumento. As vendas digitais de calçado são esperadas para crescer nos próximos três anos. Por outro lado, a impressão 3D terá impacto na prototipagem, com uso em solas e saltos.