Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoSer ou Não ser sustentável?

Ser ou Não ser sustentável?

Tornou-se banal falar em sustentabilidade, está na ordem do dia. Mas afinal, o que é a sustentabilidade?

É a capacidade de satisfazer as nossas necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

E não é por acaso que o mundo tem tido tantos avisos, fenómenos meteorológicos extremos, cada vez mais intensos e mais frequentes já são realidade neste nosso tempo.
Todos acompanhamos o pavor da chamada de fria Dana que desabou à volta de Valencia, antes tinha sido o pior dos ciclones a espalhar o caos pela costa atlântica do sul dos Estados Unidos da América, ainda no verão as inundações e cheias terríveis na Europa Central, a seca em várias regiões de África que ameaça atravessar o Mediterrâneo, ou seja, a confirmação do alertado pelos cientistas, uma realidade que reclama ação, determinação com urgência.

Este mês de novembro, a capital do Azerbaijão, Baku tornou-se o epicentro global do diálogo sobre mudanças climáticas e os compromissos com a sustentabilidade dos diferentes estados e agentes sociais que participarão da conferência do clima 2024 a COP 29 – 29º Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima.

O lema desta edição “Solidariedade para o Mundo Verde“ destacou a urgência de uma vontade política real em direção a transição energética e do multilateralismo entre os países para acelerar esse processo.

É óbvio que terá que ser um acordo e compromisso entre todos os países que poderá inverter esses progressos com decisões e ações em larga escala.
Mas e nós? Individualmente não teremos também que fazer essa reflexão e mudar de hábitos de consumo?

A começar por atos tão simples, como separar o lixo.
A população apesar das várias campanhas de sensibilização e informação, até decorre nesta edição do SF uma patrocinada pela Ambisousa cujo foco é a separação do vidro.
Em Felgueiras não tenho conhecimento, mas em Guimarães todos os anos, o Município realiza a Green Week Guimarães com imensas atividades para miúdos e graúdos cujo foco é a sustentabilidade. São milhares as pessoas que participam e são sensibilizadas para a ideia de uma cidade mais inteligente, descarbonizada e económica e ambientalmente viável.

Talvez no município de Felgueiras pudesse copiar estas iniciativas por serem tão importantes.

E todos nós podemos começar já hoje, fazendo a separação dos lixos, poupando no consumo de água e energia, reutilizando e recondicionando produtos, comprar menos e melhor e por que não os produtos das marcas portuguesas, produtos com mais qualidade e com uma maior duração!

Aceder à economia circular, não encher o armário de roupas e porque não vender e comprar usadas?

E a questão da separação do lixo? É tão simples! E se no futuro cada um tiver que pagar pela quantidade de lixo que produz e entrega como lixo comum?
Não vai separar? Vai continuar a colocar papel, vidro e plástico no lixo comum?

Sabemos que o plástico faz parte da nossa vida, usamos em escassos minutos e essas embalagens que demoram centenas de anos a degradarem-se.

Sabia que existe uma ilha de plástico que se formou no Oceano Pacífico com uma dimensão de três vezes o território da França? E que só neste último ano foram parar os oceanos mais de 11 milhões de toneladas de plástico?

E que há 50 anos a produção de plástico era de 2 milhões de toneladas por ano e agora meio século depois, 500 milhões de toneladas de prato de plástico são produzidas em cada ano? Isto não nos deve fazer alterar hábitos?

Este Natal ofereça amor, ofereça carinho, ofereça alegria e momentos memoráveis. Sim, compre uma prenda, mas que de facto faça falta e dure, que não seja para encostar passado mês e contribuir para mais desperdício.

Isto também é ser sustentável!


Susana Faria

Pub

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Teco

Últimas