Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasXi Jinping no Peru ...

Xi Jinping no Peru Reuniu com a Presidente

PUBLICIDADE

O Presidente chinês, Xi Jinping, reuniu ontem (quinta-feira, dia 14), com a Presidente peruana, Dina Boluarte, no Palácio do Governo, em Lima.

Xi Jinping afirmou estar muito contente com o convite que recebeu da Presidente Dina Boluarte para esta visita de Estado ao Peru e para a Reunião dos Líderes da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC). Destacou que é a sua terceira visita ao país sul-americano, e que, em apenas um ano, já teve três encontros com Dina Boluarte.

“Assim que pisei nesta bela terra que é o Peru, senti fortemente a amizade entre os povos peruano e chinês. Isso aqueceu-me o coração”, disse o líder chinês.

Sublinhando que a China e o Peru são países com civilizações antigas, referiu que “o aprofundamento cultural proporcionou aos dois países sabedoria e um espírito de abertura, permitindo a ambos conduzir as respetivas trajetórias com visão clara, seguir a tendência de desenvolvimento dos tempos e persistir no tratamento igualitário, com respeito mútuo e troca de experiências, pelo que este relacionamento se tornou um modelo de solidariedade e cooperação entre países com dimensões, sistemas e culturas diferentes”.

Xi Jinping destacou que as relações sino-peruanas têm mantido um contínuo desenvolvimento desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há 53 anos. Especialmente após a sua primeira visita de Estado ao Peru, em 2016, com os esforços conjuntos de ambos os lados, o volume do comércio bilateral aumentou 1,6 vezes, enquanto o investimento de empresas chinesas no Peru duplicou e o acordo de livre comércio foi atualizado. Tudo isso, referiu, “trouxe benefícios tangíveis para os povos de ambos os países”.

De seguida manifestou a esperança de que os dois lados “aproveitem a bem-sucedida experiência de cooperação, aprimorem ainda mais o planeamento geral pelas instâncias superiores, fortaleçam o comércio e o investimento, colaborem tanto nas indústrias tradicionais quanto nas emergentes, e impulsionem a integração das cadeias industrial e de abastecimento, elevando assim o nível da cooperação pragmática entre China e Peru e entre China e a América Latina”.

“A China valoriza a amizade tradicional com o Peru e aprecia a decisão do Congresso peruano de designar a data de 1.º de fevereiro como o Dia da Amizade China-Peru”, referiu Xi Jinping. Otimista sobre as amplas perspetivas de cooperação bilateral, ele enfatizou que a China “está disposta a trabalhar com o lado peruano para levar a parceria estratégica global entre os dois países a um novo patamar, em benefício a seus povos”.

O Presidente chinês comentou que assistiria com a sua homóloga peruana, por videoconferência, à cerimónia de inauguração do Porto de Chancay, mais um projeto de sucesso da cooperação da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”. Acrescentou que “os dois países podem construir, a partir do Porto, um novo canal terrestre e marítimo entre a China e a América Latina, ligando a Estrada Inca e a Rota Marítima da Seda do século XXI e abrindo um caminho de felicidade e prosperidade comuns para o Peru e até mesmo para um grande número de países da América Latina e das Caraíbas”.

Xi Jinping desejou ainda sucesso para a reunião da APEC, presidida pelo Peru, manifestando todo o apoio da parte chinesa.

Chefes de Estado inauguram novo porto

O Presidente da China, Xi Jinping, e a presidente do Peru, Dina Boluarte, participaram virtualmente na quinta-feira (dia 14), na cerimónia de inauguração do Porto de Chancay.

A infraestrutura de águas profundas é o primeiro “porto inteligente e verde” da América do Sul. O porto gerará um grande número de empregos e fortalecerá a posição do Peru como uma porta de entrada que liga terra e mar, Ásia e América Latina.

Há mais de 2 mil anos, ancestrais chineses atravessaram mares tempestuosos e criaram a Rota da Seda Marítima, ligando o Oriente e o Ocidente. E há mais de 500 anos, ancestrais peruanos, os Incas, escalaram montanhas e construíram a Estrada Inca que cruza o norte e o sul dos Andes. Hoje, o Porto de Chancay está a tornar-se um novo ponto de partida da “Estrada Inca na Nova Era”. De Chancay para Xangai, nasce um novo corredor terra-mar, da Ásia até a América.

China e Peru divulgam declaração conjunta
para aprofundar a parceria estratégica abrangente

A República Popular da China e a República do Peru divulgaram hoje (sexta-feira, dia 15) a Declaração Conjunta para Aprofundar a Parceria Estratégica Abrangente entre os dois países.

Segundo o documento, ambos os países respeitam e observam rigorosamente os propósitos e princípios da Carta da ONU, e defendem o multilateralismo, o sistema internacional centrado na ONU e a ordem internacional baseada no Direito Internacional.

A parte peruana reiterou em persistir no princípio de Uma só China.

Os dois países vão reforçar as cooperações bilaterais em todas as áreas, principalmente, economia digital, inteligência artificial, pesca e agricultura, atualizar o seu acordo de livre comércio e explorar conjuntamente novas oportunidades de cooperação no âmbito da Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, para alcançar benefícios mútuos e resultados “ganha-ganha” e promover o desenvolvimento sustentável.

O comunicado revela que os dois países estão preparando para abrir voos diretos.

Além disso, o Peru saudou a adesão da China ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica.

Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.

Pub

Águas Douro e Paiva

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Pub

Teco

Últimas