Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeLiga saúda novo rastreio do cancro da mama

Liga saúda novo rastreio do cancro da mama

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) celebrou recentemente a decisão do Governo de alargar a faixa etária do rastreio do cancro da mama de base populacional para abranger as mulheres entre os 45 e os 69 anos.
Esta medida alinha-se com as mais recentes recomendações europeias, que já preconizavam um alargamento deste tipo. Até agora, o programa nacional contemplava apenas o grupo etário dos 50 aos 69 anos.
Vitor Veloso, Presidente da LPCC, expressou a sua satisfação com este avanço significativo na luta contra o cancro. “Congratulamo-nos por Portugal priorizar a prevenção e a deteção precoce, alinhando as suas políticas com as melhores práticas europeias”, afirmou. Segundo Veloso, a inclusão das faixas etárias de 45-49 e 70-74 anos no rastreio do cancro da mama permitirá um maior número de diagnósticos precoces, resultando em tratamentos menos invasivos e mais eficazes, e uma redução significativa na incidência de cancros invasivos e na mortalidade.
Os dados mais recentes do Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde indicam que, em 2022, cerca de 9.000 mulheres em Portugal foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 faleceram devido à doença. Com uma taxa de cura superior a 90% quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama é um dos tipos de câncer com maiores índices de cura, se detectado a tempo.

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas