Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesLítio - Parlamento rejeita suspensão do projeto de exploração mineira no Seixoso

Lítio – Parlamento rejeita suspensão do projeto de exploração mineira no Seixoso

O movimento “Seixoso-Vieiros Lítio Não” reiterou esta semana a sua oposição à exploração de lítio na região, na sequência da rejeição dos projetos de resolução que visavam suspender as concessões mineiras em vários concelhos do Norte.

Na sexta-feira, dia 04, a Assembleia da República rejeitou os projetos de resolução apresentados pelo BE, PCP, Livre e PAN que recomendavam a suspensão ou o cancelamento das concessões de exploração em Boticas e Montalegre.

Os projetos de resolução contaram com os votos contra do PSD, PS, CDS-PP e Iniciativa Liberal (IL), enquanto o Chega e os dois deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Vila Real, Fátima Correia Pinto e Carlos Silva, optaram pela abstenção.

O Bloco de Esquerda propôs a suspensão dos processos de mineração não só em Boticas e Montalegre, mas também na serra da Argemela e na Lixa (Seixoso-Vieiros).

Em comunicado enviado à redação do SF Jornal, o movimento de cidadãos expressou a sua preocupação com os impactos ambientais e sociais da extração de lítio.

“Estamos completamente contra a exploração de lítio na nossa região de Seixoso-Vieiros. A recente rejeição dos projetos de mineração de lítio em Boticas e Montalegre, bem como na nossa área, reflete as preocupações da comunidade em relação aos impactos ambientais e sociais que estas atividades podem provocar”, lê-se no comunicado.

Os cidadãos temem pela contaminação das águas, degradação dos solos e destruição de habitats. Além disso, a mineração de lítio pode afetar diretamente a qualidade de vida das populações, comprometendo recursos essenciais e a biodiversidade da região.

O movimento sublinha a importância de continuar a lutar pela proteção do meio ambiente e pelo futuro sustentável da comunidade.

“A nossa voz deve ser ouvida, e a sensibilização para os efeitos negativos da atividade mineira é crucial para garantir que decisões como estas não coloquem em risco o nosso património natural”, conclui.

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas