Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeJunta de Idães entregou 23 cheques de apoio à natalidade em 12...

Junta de Idães entregou 23 cheques de apoio à natalidade em 12 meses

A Junta de Idães (Barrosas) dispensou, no período de um ano, 23 cheques-vales de apoio à natalidade no âmbito de uma iniciativa financiada pela própria freguesia que visa combater a desertificação e o envelhecimento da população, explicou ao SF Felgueiras a presidente de executivo Sílvia Cunha.

O projeto denominado “Uma Família Feliz” consiste na entrega de cheques-vale no valor de 100 euros aos pais de recém-nascidos que podem ser trocados por produtos para bebés numa farmácia local. O primeiro vale foi entregue em setembro de 2023.
“Temos visto cada vez mais que a população fica muito envelhecida. Sei que o valor em si não fará com que um casal tenha um filho, mas é aquilo que conseguimos prever dentro do nosso orçamento”, explicou a autarca de freguesia.
Para se candidatar ao programa, a criança deve ser natural de Idães e estar registada na freguesia. “O regulamento tem um processo de seleção, o principal é que a criança tem que ser de Idães”, esclareceu, sublinhando que o apoio é concedido por cada nascimento.
A autarca salientou, ainda, que o programa está devidamente regimentado, com a publicação do respectivo regulamento em Diário da República. Sílvia Cunha, adiantou, por outro lado, que o financiamento do programa é feito a 100% pela junta de freguesia, sem apoios externos.
Em jeito de balanço provisório, a presidente de executivo da Junta de Idães afirma que o projeto tem sido um sucesso e o ‘feedback’ por parte dos recipientes tem sido “muito positivo”.
“É um programa de sucesso e sabemos que tem impacto na vida das famílias apoiadas, apesar do valor ser o que é. Temos visto casos em que tem sido uma ajuda na vacinação inicial dos bebés, por exemplo, ou na compra de leite especial, num caso de nascimento prematuro”, salientou.
Apoio Integrado para esclarecer e apoiar fregueses em questões sociais e jurídicas

DR Paulo Alexandre Teixeira

“Temos visto cada vez mais que a população fica muito envelhecida. Sei que o valor em si não fará com que um casal tenha um filho, mas é aquilo que conseguimos prever dentro do nosso orçamento” – Sílvia Cunha

Além deste programa, a Junta de Idães implementou o “Programa de Apoio Integrado” que presta vários serviços nas áreas social e jurídica. “Temos colegas e colaboradores que desde o início da nossa presidência da junta de freguesia se prontificaram a dar apoio nestas áreas, a título gratuito”, explanou a presidente de executivo.
O serviço conta com as prestações de dois profissionais, nomeadamente uma psicóloga e um advogado, que analisam situações nas respetivas áreas de atuação, aconselhando e reencaminhando casos para entidades e instituições, entre outras ações.
“Como estamos em proximidade da população, somos normalmente os primeiros a receber o alerta para situações, algumas por vezes de risco, que depois reencaminhamos para a IPSS local, por exemplo”, esclareceu Sílvia Cunha.
No apoio jurídico, caso haja a necessidade de representação, o advogado acordou com a autarquia uma tabela de preços abaixo da média para este tipo de serviços, adiantou.
A autarca de freguesia de Idães conclui, defendendo a intervenção das juntas de freguesia nestas áreas, salientando a proximidade com a população.
“Apesar de serem vistas como o parente pobre do sistema de governo português, na realidade as juntas de freguesia são quem está na linha da frente, os primeiros a saber das condições de vida dos nossos cidadãos e os primeiros a ser procurados em caso de necessidade ou simplesmente para clarificar dúvidas. Portanto, programas como estes justificam-se”.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas